Popular que só ela, em dois dias passeando por Porto Alegre, essa mineira faceira já era reconhecida pelos corredores e chamada pelo nome. A Chiquinha, com certeza, deixou saudades no coração de muita gente nessa Feira do Livro.
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE (RS)
Popular que só ela, em dois dias passeando por Porto Alegre, essa mineira faceira já era reconhecida pelos corredores e chamada pelo nome. A Chiquinha, com certeza, deixou saudades no coração de muita gente nessa Feira do Livro.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
CEM LOBOS MAUS NA EMEI PARAÍSO INFANTIL

Olhem só a criançada que estava lá para ouvir e se divertir com a história!!
Ah!! Sabem o que foi muito bacana nesse dia?! Quando a diretora perguntou para as crianças se elas sabiam quem estava lá para contar histórias, elas responderam em coro: "A tia Beleléu"!!
Eu fiquei surpresa e emocionada. Não esperava aquela resposta. Mas fiquei muito, muito feliz de saber que eu e o Beleléu deixamos boas lembranças nos coraçõezinhos das crianças da EMEI Paraíso Infantil.
25 ANOS DA ESCOLA EDUCAR-SE
Pois bem, levei meu amigo Joãozinho para a festança. Ou melhor, o livro "As aventuras do Joãozinho", da escritora gaúcha Gladis Barcellos (Ed. Paulinas). E convidei as crianças a se aventurarem comigo e com o Joãozinho.
Lembrei a gurizada que numa oficina fazemos algo juntos e não ficamos apenas olhando ou escutando outra pessoa, por isso precisava da ajuda de todos para contar a história do Joãozinho. Contamos, cantamos, fizemos dobraduras, dançamos, brincamos. Foi uma grande festa, do tamanho certo para comemorar com criatividade, emoção e afeto o aniversário de uma Escola que se propõe e se faz ser tudo isso.
Agradeço à equipe da Escola pelo convite e pelo compartilhamento de momentos tão divertidos.
Parabéns a todos aqueles que fizeram e fazem parte destes 25 anos de história!!
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Contação de Histórias na Escola Educar-se

domingo, 1 de novembro de 2009
GENTE BACANA NA FEIRA DO LIVRO DE VERA CRUZ
Bacana, né?! As Feiras de Livros são um grande momento de encontro. Encontro com os livros, com pessoas bacanas, de olhares e emoções!
Muitas aventuras para serem contadas
sábado, 12 de setembro de 2009
FEIRA DO LIVRO DE VENÂNCIO AIRES
II Festival Estadual de Contadores de Histórias

Mais informações pelo telefone (51) 3225-7089 ou pelo e-mail
9h – O caso dos brinquedos trocados, de Leila Pereira, Ed. Castelo. Apresentação: Leila Pereira, professora, contadora de historias.
9h – A misteriosa caixa do contador de histórias, de Sérgio Palmiro Serrano, Ed. Paulinas. Apresentação: Ediane Gheno, professora IPDAE.
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
FEIRA DO LIVRO DE VENÂNCIO AIRES
A 10ª Feira do Livro de Venâncio Aires está agendada entre os dias 6 a 9 de setembro. Com o tema 'Livro: caminho aberto a todas as culturas', o evento tem como patrono o escritor e músico Duca Leindecker. Promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e pela administração municipal, através da Secretaria da Cultura, a Feira será realizada no pavilhão São Sebastião Mártir. Além da programação divulgada no box, estão previstas as atividades paralelas. O Canto da Arte e da Criatividade, onde estarão expostos os desenhos e redações do Concurso Literário Escolar, o Cantinho da Leitura, com livros e revistas para leitura local, e a Ciranda Literária, onde os contadores de história estarão caracterizados de personagens infantis devem movimentar o público.
domingo, 9 de agosto de 2009
O QUE APRENDI NESSAS FÉRIAS

quinta-feira, 6 de agosto de 2009
CONTAÇÕES DO OUTRO LADO DO ATLÂNTICO

segunda-feira, 3 de agosto de 2009
FEIRA DO LIVRO NA ESCOLA PEDRO PAULI
.bmp)
.bmp)
sábado, 25 de julho de 2009
HISTÓRIAS DO OUTRO LADO DO ATLÂNTICO

O ANO JACOBEO
Anos santos são anos em que, em determinados santuários, os peregrinos que os visitarem, com espírito piedoso e cumprirem certos preceitos, obterão benefícios espirituais especiais. O Papa Calisto II decretou pela primeira vez como Ano Santo de Santiago de Compostela o ano de 1112, mas foi Alexandre III que, em 1179, decretou a sua perpetuidade, estabelecendo que sempre que num ano o dia de Santiago, 25 de Julho, coincidisse com um domingo, esse ano seria declarado ano santo. A cadência é de 11, 6, 5 e 6 anos (o último foi 2004 e os próximos serão 2010, 2021 e 2027). É corrente referir-se aos anos santos de Santiago como anos santos jacobeus (ou jacobeo, em castelhano, e xacobeo, em galego), já que Tiago e Jacob são o mesmo nome.
A cidade de Santiago de Compostela é para mim uma das cidades mais fantásticas e encantadoras que já visitei. Me faltam palavras para descrever como é estar lá. Passear por seu centro histórico é como passear por épocas distantes. O tempo flui diferente lá. As pessoas são receptivas e alegres.
quinta-feira, 23 de julho de 2009
CUIDADO COM O BELELÉU!!

segunda-feira, 20 de julho de 2009
FELIZ DIA DO AMIGO!!


quarta-feira, 15 de julho de 2009
domingo, 12 de julho de 2009
AMIZADES AO PÉ DO OUVIDO
As personagens Rosalina e Verdolina são feitas pelas contadoras Fábia Barbosa Pedro e Adriana Medeiros, de Tubarão (SC). As meninas são um barato e realizam um trabalho muito legal com contação de histórias. A torcida agora é para um novo encontro na Feira do Livro de Porto Alegre!!
TIETAGEM AO PÉ DO OUVIDO
Por fim, a tietagem com a Ana Terra. A Ana é especial, talentosa, envolvida, focada, simpática, atenciosa. Conviver com ela nestes dois dias foi muito legal, apesar de pouco tempo para conversarmos, estar por perto dela já passa uma energia muito legal.
O Seminário foi assim, cheio de encontros iluminados. E se teve uma lição que todos estes contadores insitiram em repetir sonoramente é que para se contar boas histórias é preciso gostar das histórias que se conta. Tenho certeza de que eles não combinaram a lição, portanto essa deve ser uma convicção para quem conta histórias a muito tempo.
sábado, 11 de julho de 2009
SAUDADES AO PÉ DO OUVIDO
Faz o vento lá fora
Fiiiiiooooooo
Ele sopra uma história
Sussurrada ao pé do ouvido
Pois como diz minha amiga Rosane Castro, organizadora do Seminário, "as idéias borbulham em cabeças inquietas e são essas inquietudes que nos fazem acreditar nos sonhos". Só posso agradecer a ela e a toda equipe que organizou o evento, por promoverem o encontro, provocarem novas inquietudes e reafirmarem a crença no sonho. Que este tenha sido o primeiro de muitos encontros ....