quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

UM DIA A MAIS

Na primeira mensagem de final de ano que enviei por WhatsApp, desejando 365 dias de tudo aquilo que a gente deseja aos amigos, um amigo logo me corrigiu: 366. Dois mil e vinte terá 366 dias.
Em dois mil e vinte teremos 24 horas a mais para viver o ano. E é bom começar a pensar se vamos passar esse dia entre queixas e lamentações, ou partilhando o tempo vivido com um pouco mais leveza. Essa escolha é só nossa. Como dizem os budistas “a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional”.
Quanto a mim, não quero esperar pelo dia 29 de fevereiro. Quero partilhar o tempo vivido agora. Vou me esforçar desde já para viver mais e melhor, partilhando com menos pressa e maior frequência o tempo. E já que a vida é repleta de circularidade, quero investir mais tempo em rodas. Quero rodas de conversa, rodas de chimarrão, rodas de dança, círculos de estudos, rodas de poesia, rodas de samba, rodas pra fazer a vida girar.
Quero também o direito de exercer minhas escolhas, de poder escolher viver e lutar por um mundo menos verborrágico e mais poético, menos egoísta e mais fraterno, menos alienado e mais consciente, menos fake e mais real.
A novelista inglesa Mary Cholmondeley escreveu: "A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-se do sofrimento, também perde a felicidade".
Que em dois mil e vinte a gente não desperdice a vida, que possamos dar mais amor, usar nossa força a favor de quem dela precisa. Que possamos ser um pouquinho menos prudentes e arriscar mais (um banho de chuva ao menos). Que possamos nos permitir sofrer quando o sofrimento for uma experiência interessante para nosso aprendizado, mas que tenhamos sabedoria para nos despedir do sofrimento com a gratidão de quem com ele aprendeu, para vivermos dias mais felizes.
Dois mil e vinte chega nos prometendo um dia a mais para ser vivido, cada um de nós deverá escolher o modo com que irá desfrutar esse dia. Eu escolho desde já tentar fazer de cada dia um bom dia para ser vivido. Um dia a mais não precisa se tornar o único dia a ser aproveitado. Um dia a mais é apenas um bônus. Penso que a gente está nessa vida pra viver e aprender, todos os dias!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário