quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

PARE DE RECLAMAR DO TEMPO (CRÔNICA)



Cada pessoa organiza seu ano a partir de fenômenos que lhe façam sentido ou favoreçam sua organização interna. Há eventos, no entanto, que são cíclicos e se repetirão todos os anos, até o fim da nossa vida. O ano calendário possui, invariavelmente, 12 meses. Um ano dura 52 semanas e tem 365 dias, ou 366, em caso de ano bissexto. Num ano vivemos cerca de 12 ciclos lunares completos. Todos os anos passamos pelas alterações climáticas comuns a cada uma das 4 estações.
É esperado, ao longo de um ano climaticamente razoável, que entremos janeiro afetados pelo calor escaldante, afinal, é verão. No finalzinho de março o calor vai se despedindo e dando lugar a uma variação diária de temperatura. Junho chega no sul do Brasil trazendo frio, chuva e vento gelado. No inverno as folhas das árvores caem e a natureza se encolhe, para em setembro florescer em cores e perfumes. Melhor aproveitar logo o calorzinho que vai levando o frio embora, porque logo o calorzinho vira calorão, com a chegada do verão.
Todo ano é assim por aqui. Que bom que ainda temos um clima razoavelmente definido, ainda que bem mais intenso do que décadas atrás. Independente de gostarmos mais de uma ou de outra estação, no decorrer de um ano transitaremos pelas quatro. Há quem só passe por elas, há quem às viva. A falta de assunto para a conversa, no entanto, faz com que boa parte dos seres humanos passe o ano reclamando da estação vigente.
Nos elevadores, filas e salas de espera o assunto varia de acordo com a estação do ano, no verão é sobre o calor insuportável, ainda que haja uma brisa fresca ou que à tardinha o calor amenize, a queixa precisa ser feita. O problema do outono é que a gente tem que sair de casa com um agasalho e depois carregá-lo o resto do dia no braço, já que pela manhã faz frio e depois vem o calor. No inverno as folhas sujam os pátios e calçadas, o frio e a chuva incomodam. Na primavera é o pólen que atrapalha a vida, desencadeando ou agravando todo tipo de alergia.
Grande parte dos seres humanos são insatisfeitos por natureza, parece que a necessidade da queixa está gravada no DNA. Acontece que com ou sem a nossa queixa, o ano continuará tendo 12 meses, 52 semanas e quatro estações. Reclamar só faz a vida ser mais arrastada e chata.
Mas a gente pode, com um mínimo de boa vontade, se alegrar com o verão que faz florescer os flamboyants, as três-marias e os jasmins estrelados, com a beleza dos plátanos dourados no outono, com o frio do inverno, que nos convida ao recolhimento e às bebidas quentinhas e também, com todos os perfumes da primavera. Se você tem casa quentinha no inverno, um ventilador para o verão e alimento na mesa em todas as estações, pare de reclamar do tempo e passe a viver melhor o seu tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário