domingo, 24 de março de 2019

NASCIMENTO DO SENTIDO (NANCY HUSTON)


Trecho do texto "Nascimento do Sentido", primeiro capítulo do livro "A Espécie Fabuladora: um breve estudo sobre a humanidade", de Nancy Huston (Ed. L&PM, 2010).

“ ‘No princípio era o Verbo’ quer dizer o seguinte: o verbo (a ação dotada de sentido) é que marca o começo da nossa espécie.
A narrativa confere à nossa vida uma dimensão de sentido que os outros animais ignoram. [...] O sentido humano se distingue do sentido animal pelo fato de que ele se constrói a partir de narrativas, de histórias, de ficções. [...]
Para nós, não basta registrar, construir, deduzir o sentido dos acontecimentos que se produzem em torno de nós. Não: precisamos que esse sentido se desdobre – e o que faz com que ele se desdobre não é a linguagem, mas a narrativa. É por isso que todos os humanos elaboram formas de marcar o tempo (rituais, datas, calendários, festas sazonais, etc) – marcação que é indispensável para a eclosão das narrativas.
Os macacos podem aprender milhares de palavras e chegam a manipular signos linguísticos, mas eles não contam histórias”.
HUSTON, Nancy. A Espécie Fabuladora: um breve estudo sobre a humanidade. Porto Alegre, RS: L&PM, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário