quarta-feira, 20 de março de 2019

CAROL E VÓ BENITA VISITAM A GALÍCIA E COVADONGA BERDIÑAS

Não é novidade que sou apaixonada pelo universo da Galícia, algo que habitou meu imaginário desde criança, quando ouvia minha mãe contando sobre meu bisavô que veio da Espanha.
Fui à Santiago de Compostela duas vezes e um tempo depois que voltei da minha segunda viagem (lá se vão dez anos), descobri a Televisión de Galícia. E foi através dos inúmeros programas incríveis da TVG que fui aprendendo mais sobre o idioma, os costumes, o folclore, as gentes.
A primeira série que me apaixonei foi “Padre Casares”, uma comédia de situação deliciosa, com um elenco de primeiríssima qualidade. Sabe aquela série que a gente se apega aos personagens e não quer se despedir?!! Padre Casares é dessas!! Uma das personagens hilárias de Padre Casares é Puri, uma beata daquelas que a gente ama odiar, interpretada pela talentosa Covadonga Berdiñas.  

Por uma dessas razões que só mesmo os bons afetos podem explicar, eu e Cova nos tornamos amigas com um oceano de distância. E durante a escrita do meu mais recente livro infantil, A saia da Carolina, quando tinha dúvidas sobre a língua, foi Cova quem me estendeu a mão e ajudou ter certeza das expressões em galego.
Imagina minha alegria em poder ver meus livros em suas mãos?!!! Imagina o contentamento em ter sua percepção sobre os meus escritos, em poder estar lá na presença de meus personagens, de saber que vó Benita (avó de Carolina) voltou à sua terra para encontrar-se com os seus.
Essas conexões afetivas são o melhor que as redes sociais podem fazer por nós. Construir pontes que atravessam oceanos através dos bons afetos e da arte é a certeza de que podemos ser melhores do que éramos antes. Cova, minha admiração e minha amizade só crescem!! Gratitude!!
Preciso dizer também que esse sonho de ver minhas personagens lá, nas mãos de Cova e de tantas outras pessoas a quem admiro e quero bem, amigos, atores, narradores, cantores, escritores, livreira.... Esse encontro amoroso só foi possível por que uma querida ex aluna, a Andressa Bresolin, dia desses me mandou uma mensagem dizendo: - Profe, estou indo para a Espanha e vou passar por Portugal, se quiseres, posso levar os livros pra ti. Eu e a Andressa não nos vemos faz muito, muito tempo, mas ainda assim, o bem querer se sustenta e a gentileza prevalece!! Meu coração hoje é só alegria!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário