domingo, 4 de junho de 2017

UNISC PARTICIPA DO II ENCONTRO CIENTÍFICO DA ABRAFIN/RS EM CAXIAS DO SUL

 
Cada vez tenho mais convicção de que só aprendemos algo quando estamos abertos para a experiência do aprender. Não basta um bom professor, um  palestrante articulado, um artigo interessante ou uma biblioteca excepcional, se não se está aberto para a experiência, com disposição corpórea para o aprender.
O escritor norte americano Richard Bach diz que “aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você o sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você". Gosto sinceramente deste pensamento do Richard Bach, pois só aprendemos de fato quando incorporamos a informação, a técnica ou o conteúdo. Quando a experiência é sua e ela passa a fazer parte de você (porque você faz parte dela também) o aprendizado nasce, mesmo que ainda semente, mesmo que leve tempo para germinar, virar flor e fruto maduro.
Ontem participei, em Caxias do Sul, do II Encontro Científico da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (Abrafin/RS). Alegria imensa, sem fim, por participar deste momento da Fisioterapia Neurofuncional. Tenho muitas razões para estar explodindo de alegria! Escolhi a neuroreabilitação mesmo antes de ter escolhido a Fisioterapia, foi um caso de paixão. E foi porque essa paixão era maior  do que eu que precisei compartilhá-la e me tornei professora. Boa parte da minha vida passei e passo entre a sala de aula, a clínica e as pesquisas.
O convite para participar do II Encontro Científico da Abrafin/RS chegou pelas mãos do querido Rodrigo Costa Schuster, que foi meu aluno e hoje é  também um fisioterapeuta e professor entusiasmado com o que faz. A partir desse convite na minha página no facebook, minha aluna Bárbara Hellen Pereira tomou a frente e espalhou o desejo. Rapidamente havia um grupo de 22 alunos entusiasmados para ir à Caxias do Sul saber mais sobre neuroreabilitação. O fato da mobilização ter sido inteiramente dos alunos me deixou ainda mais plena de alegria.
Esse encontro de fisioterapeutas atuantes e futuros fisioterapeutas interessados, parece apontar um novo tempo  para a Fisioterapia Neurofuncional. Tempo de um maior número de fisioterapeutas que acreditam verdadeiramente no potencial do outro, daquele que precisa de um profissional pleno, tão tecnicamente competente quanto humanamente eficiente.  Hoje sou só alegria e gratidão!!

Eu acredito é na rapaziada
Que segue em frente e segura o rojão
Eu ponho fé é na fé da moçada
Que não foge da fera e enfrenta o leão
Eu vou à luta com essa juventude
Que não corre da raia a troco de nada
Eu vou no bloco dessa mocidade
Que não tá na saudade e constrói
A manhã desejada
(Gonzaguinha)

II Encontro Científico da Abrafin/RS - Caxias do Sul
Para guardar na memória
Abordagem fisioterapêutica nas disfunções
miccionais de pacientes neurológico
(Dra. Nadiesca Taisa Filippin / Dra. Juliana Saibt Martins /
Dra. Letícia Fernandez Frigo)
 
Fisioterapia vestibular - avaliação e tratamento das desordens vestibulares (Dra. Nedi Mello dos Santos Macagnin)

Neuromodulação transcraniana elétrica e magnética
(Dra. Nedi Mello dos Santos Macagnin)
 
Existe evidência para a prática clínica de
Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva
(Dr. Leandro Giacometti da Silva)
Fisioterapia Pediátrica e locomoção. Qual o impacto das
tecnologias para o treinamento locomotor em crianças?
(Dra. Bruna Finato Baggio e Dr. Rodolfo Alex Teles)
 
Uma homenagem amorosa do querido Rodrigo
Schuster aos professores fisioterapeutas
Gratitude, querido!! 
 Feliz em conhecer essa grande profissional que
é a Dra. Nedi Mello dos Santos Macagnin.
Que este seja o primeiro de muitos encontros!!
Abraçando novas amizades com as queridas Larissa e Alyne, acadêmicas do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis
Encontrando amigos queridos, parceiros de sonhos
Sempre bom encontra-los queridos Tina, Silda e Régis!!
Voltando pra casa com gostinho de quero mais!! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário