quarta-feira, 1 de junho de 2016

SER FISIOTERAPEUTA É ESTAR JUNTO

"A realidade se dá em seus acontecimentos, e não em suas teorias. Toda teoria que não esteja contaminada pela necessidade ou mesmo pela práxis que a levou a existir não é apenas inútil, porém, igualmente perniciosa. Nenhuma teoria existe para si mesma, assim como nenhuma prática se sustenta exclusivamente por si mesma" (Ricardo Timm de Souza, in: TRINDADE, Ana Felícia Guedes) 

Como sabem, sou também fisioterapeuta e docente no curso de Fisioterapia da Unisc. Nesta semana estamos em Jornada Acadêmica do Curso de Fisioterapia e depois de tantas falas bacanas que me alegram pelo que ouço nos comentários dos alunos,  eis que hoje vivemos um episódio, no mínimo, lamentável. Depois de ouvir, com tristeza, um profissional graduado em fisioterapia, falar para nossos acadêmicos, muitos deles ainda no primeiro semestre, sobre a possibilidade de atender pacientes no campo da Fisioterapia Dermatofuncional, com um equipamento de custo elevadíssimo, a um valor exorbitante por atendimento e dizer que poderão, ao utilizar essa tecnologia, atualizar seu facebook e conversar no whatsapp, enquanto o equipamento faz o trabalho... E diz mais, fala que em outros campos da fisioterapia os pacientes escarram no rosto do fisioterapeuta e evacuam no seu colo e que para isso o fisioterapeuta ganha uma mixaria. Meu sentimento neste momento é de tristeza. Minha vontade é de chorar no cantinho e depois pegá-lo pela orelha e tirá-lo do auditório, como se faz com menino mal criado. Pergunte-me se ele demonstrou o uso do equipamento, ou trouxe uma profissional da fisioterapia para fazê-lo, já que estávamos numa Jornada de Fisioterapia? Nãnãninãnã, ele trouxe uma profissional não fisioterapeuta para demonstrar o tal equipamento e foi embora, enquanto ela terminava a demonstração.
Pausa para o café, porque eu não mereço!!
Continuo acreditando que o fisioterapeuta é um profissional que trabalha com gente, com todas as gentes, independente de sua condição física, étnica, estética, social, econômica. Ser fisioterapeuta é estar junto - por inteiro -, compartilhar o momento, as dificuldades e as conquistas de cada pessoa, independente da sua área de atuação.
Minha alegria, depois deste episódio, foi ler em meu facebook o comentário de uma estagiária, que escreveu: "E eu continuo acreditando, que exista uma gama imensa de especializações na fisioterapia (e âmbito de atuação para estes que se dispuserem a se qualificar) mas que o ideal principal da formação seja, como já dito: GENTE! Que não nos formemos profissionais obcecados pelo dinheiro ( desmerecendo a atuação dos demais) e esquecendo o real valor da profissão que escolhemos!" (Marciele Alves).
Enfim, a vida continua e eu continuo na vida, procurando encorajar esses jovens fisioterapeutas a fazer o melhor, a estudar mais, a se qualificarem, sem desqualificar o outro.
Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário