domingo, 12 de junho de 2016

A ARTE DÁ TRABALHO


Certa vez Friedrich Nietzsche disse que "temos a arte para não morrer da verdade". Nestes tempos onde a arte e a cultura são tão visadas e os artistas chamados de "vagabundos" (por políticos e cidadãos "civilizados"), fico aqui pensando nesses vagabundos que mudaram (e continuam a mudar) a minha vida, ampliaram (e continuam a ampliar) a minha visão de mundo e não cansam de me fazer acreditar que podemos ser, cada dia mais e mais, melhores.

A escola e a família tem papel fundamental na formação de uma criança, na sua constituição enquanto sujeito autônomo, responsável e ético. Mas tanto a família quanto a escola apoiam-se na arte, na literatura, na música, nas artes plásticas, nas artes visuais, para ampliar conceitos, para estimular o aprendizado, para aguçar a curiosidade.
Educação e cultura não são sinônimos, mas quanto mais experiências culturais diversas (e de boa qualidade) nossas crianças e nossos jovens experimentarem, tão mais rica será sua educação. É interessante pensar que a arte, ao mesmo tempo que não tem função, é multifuncional.
É estranho ver um povo chamando seus artistas de vagabundos. Como acham que surge um texto literário, uma canção, um espetáculo teatral, um espetáculo narrativo ou musical?!
A arte dá trabalho!! Dá trabalho porque oportuniza o fazer e a realização profissional, dá trabalho porque não é simples, porque exige tempo, determinação e empenho.
A arte nos torna potentes! Torna potente o artista e o espectador, um porque tem a capacidade de criar, o outro porque tem a possibilidade de tornar-se um humano melhor.
Vagabundo não é  aquele que não bate cartão (até porque políticos, empresários, profissionais autônomos, entre outros, também não batem cartão ponto). Vagabundo é quem não trabalha (e não quem não tem emprego), quem não se aperfeiçoa, não contribui para uma sociedade melhor. Ser artista é o oposto de  tudo isso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário