quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

APRENDER COMO AS CRIANÇAS

 

Você já observou uma criança brincando com algo que lhe interessa?! O brinquedo pode ser qualquer objeto, tampinhas, pedras, gravetos, potes. Mas, quando a brincadeira inventada é interessante, a criança fica longo tempo brincando. Muitas vezes, deixa tudo organizado para voltar e brincar mais no próximo dia. E neste brincar, ela monta, desmonta, resolve problemas, cria situações, inventa, reinventa, dá significado, aprende.

Aprendizado exige comprometimento, dedicação, intenção, interação e desejo. Uma criança brincando está criando e buscando estratégias para resolver seus conflitos e entender o mundo. Nenhuma criança está “apenas brincando”. Por isso, é tão importante que os pequenos fiquem menos tempo expostos às telas. Pois, em frente à tela eles não inventam, não criam seus próprios problemas.

Essa lógica vale também para quando já somos crescidos. É preciso desejo para aprender qualquer coisa na vida. Não aprendemos aquilo que nos é ensinado, mas aquilo que nos mostramos interessados e disponíveis para aprender. Numa sala de aula, por exemplo, um professor dá a mesma aula para um grupo de trinta alunos, mas apenas aqueles que tiverem disposição para estar ali, terão condição de aprender de fato.  

É claro que em uma sala de aula existem muitas variantes para pensar os processos de aprendizagens. Mas, mesmo pensando em uma turma onde todos os alunos são bem alimentados e têm condição social e afetiva suficientemente boas para lhes colocar em situações favoráveis ao aprendizado. Ainda assim, se não houver vontade e disposição para o aprendizado, ele não acontecerá em todo seu potencial.

Voltando ao exemplo da sala de aula, professores não dão conteúdos, eles oferecem situações para que o estudante possa aprender com elas. Por isso, são necessárias estratégias distintas para dar conta de abraçar a complexidade de seres pensantes que habitam o espaço escola. Ainda assim, é preciso uma disposição pessoal para que uma situação nos faça aprender com ela. Para aprender, seja um conteúdo escolar, seja a manejar as situações adversas da vida, é preciso o comprometimento de uma criança brincando. 



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