domingo, 6 de março de 2022

NÃO SOU MAIS BEBÊ! (DICA DE LEITURA)

A dica de leitura hoje é NÃO SOU MAIS BEBÊ!, do sempre incrível e sensível Ilan Brenman. O livro conta a história de Alice, uma menina esperta que já aprendeu um montão de coisas e agora quer experimentar o mundo com um pouco mais de independência. Ao menos, naquelas tarefas que ela já sabe como fazer. Essa mocinha esperta já aprendeu a escovar seus dentes, tomar banho, trocar de roupa, comer sem se sujar, fazer as atividades na escola. Por isso, quando os adultos tentam ajudar, ela afirma com convicção que não é necessário, pois ela não é mais bebê.

É muito comum ver os adultos desejando que seus filhotes cresçam e tenham autonomia. Por outro lado, sentem receio de coloca-los no chão para explorar os ambientes, de deixar que comam sozinhos, para não se sujar, de tirar a fralda por medo que um eventual escape possa traumatiza-los, de dizer não quando necessário, por medo de magoá-los, de colocar limites porque não conseguem lidar com a frustração passageira (e muitas vezes necessária) de seus pequenos.

Nenhum de nós nasceu com o gene da autonomia. Esse gene não existe! Autonomia precisa ser ensinada, estimulada, experimentada. Uma criança jamais aprenderá a descascar uma fruta sozinha se sempre receber frutas descascadas na mão. Também não aprenderá a escovar os dentes se um adulto sempre fizer isso por ela. A família da história de Ilan, possibilitou experiências incríveis para a pequena Alice, permitindo que a menina vivenciasse suas habilidades dentro das rotinas diárias, até que às aprendesse tão bem, a ponto de sentir-se segura para dizer que já não precisa mais de ajuda.

Nem todas as crianças são como Alice, que dão um basta nos adultos, quando estes não lhes dão oportunidade de mostrarem o que sabem, ou de experimentarem repetidas vezes os novos desafios que a vida lhes oferece. Nem todos os adultos são como os pais de Alice, que dão oportunidade e espaço para que seus pequenos aprendam e tenham mais autonomia. Mas, estamos nessa vida é para aprender uns com os outros, os pequenos com os adultos e os adultos com os pequenos.

A boa literatura para a infância nos permite belas reflexões sobre a maternidade, a paternidade, a infância e todos os seus desafios e encantamentos. NÃO SOU MAIS BEBÊ!, convida à reflexão e nos faz pensar sobre a necessidade de dar espaço para que os aprendizados aconteçam, ao mesmo tempo que é preciso estar perto, para ajudar quando necessário. Alice já não precisa de ajuda para muitas coisas, mas sabe que ser um pouquinho bebê também pode ser bem divertido.


Livro: Não sou mais bebê

Autor: Ilan Brenman

Ilustrações: Anna Aparicio Català

Editora: Aletria, 2018

ISBN: 978-85-9526-021-4

Nenhum comentário:

Postar um comentário