quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

BORA LÁ!!

Bora lá, “ano novo, vida nova”!! Vida que segue. Pra frente é que se anda, não é mesmo?!! Gosto de andar em frente. Mas, tenho medo de tropeçar e cair, se não aquietar o passo, se não souber o tempo de parar para recalcular a rota, se não olhar pelo retrovisor para evitar os mesmos erros.

Daqui, de onde olho o mundo, penso que o sentido da vida é aprender, pois (quando a gente quer, quando a gente deixa) tudo é aprendizado. Mesmo as coisas bobas do cotidiano, ou aquelas que não nos agradam, nos ensinam.

Um novo ano está começando. Mas, só será um ano incrível se tivermos aprendido com as experiências vividas. É chato iniciar o ano lembrando que ainda estamos numa pandemia? É. Mas, é porque insistimos em fazer de conta que está tudo bem, que a onda de contaminação após as festas de final de ano virou um tsunami. O vírus não está nem aí para o que a gente pensa dele, ele chega e faz o estrago. E, quanto mais a gente insiste em negligenciar a sua existência, mais ele se diverte.

Avançamos muito com a vacinação. E o estrago só não está sendo maior, porque muitos fizeram o tema de casa e se vacinaram direitinho. Muitos, porém, ainda se negam a tomar uma vacina que poderia minimizar os danos causados por esse bichinho. Não tomar vacina não é problema apenas meu, ou seu. Quando o caso é de saúde pública, o problema é todo mundo.

Tem gente que anda em frente, mas não aprende. Não olha pelo retrovisor. E quando olha, é sem óculos, sem filtro, sem vontade de aprender com os tropeços. Olhar para o passado de forma condescendente, sem análise crítica, não ajuda a melhorar a caminhada.

Há quem ainda diga: como podem os cientistas ter produzido uma vacina, de forma segura, tão rapidamente? Isso se chama avanço da ciência. Hoje temos tecnologia de ponta e a pandemia fez com que todos os esforços se voltassem para minimizar os danos causados por esse vírus.

Se queremos andar em frente, não vai ser engatando a marcha à ré, nem andando na pista contrária. Negacionismo da ciência, antivacina, birra para usar máscara, não é seguir em frente, é pisar no acelerador andando na contra mão. Então, bora lá, com máscara no rosto, vacina no braço, acertando o passo, que uma hora dessas tudo isso passa e a gente segue. Um ótimo 2022!!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário