quinta-feira, 5 de março de 2020

INSPIRA, RESPIRA, NÃO PIRA


Faz algumas semanas que não passa um dia sem que meu celular fique lotado de imagens, vídeos e textos sobre o novo coronavírus. Muitas das (des)informações que recebo, porém, parecem um anúncio do próximo filme de Resident Evil. 
Gente, a mutação foi do Coronavírus e não do T-Vírus (o vírus da história ficcional). Não vamos virar zumbis como resultado de uma experiência com um vírus geneticamente modificado, mas muita gente pode morrer, ou sofrer com uma grave infecção respiratória, se as pessoas continuarem desinformando. Inspira, respira, não pira.
A verdade é que o Coronavírus não é um vírus, mas sim um grupo de vírus. Eles têm esse nome porque os cientistas acharam que, olhando pelo microscópio, parecem uma coroa. Os cientistas tem essa mania de dar uns nomes estranhos às suas descobertas.
Os vírus, todos eles, são bichinhos que adoram mudar de visual. O que quero dizer com isso é que é muito comum que os vírus sofram mutações, tornando-se cada vez mais agressivos. É justamente porque eles se modificam com frequência que precisamos fazer a vacina da gripe todos os anos.
Tomar a vacina da gripe não garante que não fiquemos gripados ou resfriados, mas evita (ou diminui as chances de) que um simples resfriado torne-se uma infecção respiratória grave e potencialmente fatal. O vírus da gripe, no entanto, é o influenza e não um coronavírus. Portanto, a vacina regular tomada antes do inverno não protege contra o novo coronavírus (2019-nCoV). Mas protege contra outros vírus que também podem ser fatais. Não podemos ser ingênuos e achar que o único vilão do inverno será o novo coronavírus, muitos outros bichinhos virulentos podem chegar sem pedir permissão e nos fazer muito mal.
Então, o melhor que podemos fazer é, não entrar em parafuso, sermos racionais e não acreditarmos em todas as maluquices assustadoras que nos chegam através das redes sociais e WhatsApp, tomarmos as medidas preventivas que são realmente eficientes e que não são novas para ninguém. Afinal, essa camuflagem do coronavírus pode ser nova, mas as medidas preventivas são as mesmas boas e velhas medidas que usamos a vida toda para nos prevenir de qualquer outro vírus.
Sendo assim, vamos beber muito líquido, manter bons hábitos alimentares e de sono e tornar rotina a higienização das mãos. Vamos aprender a, quando tossir, cobrir a boca com o antebraço e não mais com a palma da mão. Quando cobrimos a boca com a mão, deixamos ali muitos bichinhos para serem compartilhados. Usar álcool gel nas mãos é bom, mas sem paranoia e sem pensar só isso previne tudo. Então, quando pensar em Coronavirus, inspira, respira, não pira. E também lava as mãos, toma bastante água e deixa a casa arejada.
                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário