quinta-feira, 12 de março de 2020

AQUELE ABRAÇO



Um país não é sua geografia, não apenas sua geografia. Um país é sua gente. É constituído por seu território e também pelo modo como as pessoas que lá habitam usufruem do seu espaço e cuidam uns dos outros.
Faz muito tempo que as pessoas que aqui habitam deixaram de cuidar da terra, da água, dos povos originários, uns dos outros. Quando cuidam, quase sempre o fazem numa perspectiva individual, pensando no seu entorno, a partir de suas necessidades, crenças e princípios.
Ampliar o olhar para compreender o outro, os outros, o todo, é um exercício difícil para muitas pessoas e impossível para outros tantos, porque para isso é preciso desejo, diálogo e ação. Tentar compreender a vida para além do nosso umbigo dá trabalho. Acontece que, quando olhamos a vida, ou programas de TV, a partir do nosso mundinho, vamos interpretando os fatos de um modo muito restrito.
No dia primeiro de março o programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu um quadro que mostrava os problemas enfrentados pelas mulheres trans, condenadas e cumprindo pena em penitenciárias do Brasil. Foi feito um recorte, como em todo programa de TV faz.  Havia ali a necessidade de um cuidado de pesquisa, antes que o quadro fosse colocado no ar. Cuidado este que não houve. O quadro foi emocionante, a ponto de deixar muitos brasileiros sensibilizados pelo abraço dado pelo dr. Dráuzio Varella em uma das entrevistas. Minutos depois o povo emocionado queria Dráuzio para presidente da nação.
Dias depois do programa ter ido ao ar, veio a público que Suzy, a trans abraçada por Dráuzio, cumpria pena por um crime hediondo. Pronto, todos que queriam Dráuzio presidente agora queriam o linchamento público dele.
Dráuzio tem mais de cinquenta anos de atuação profissional e há mais de trinta anos frequenta presídios, onde trata da saúde de detentos. A matéria foi feita em vários presídios, portanto havia um recorte. Que tipo de lógica as pessoas usam para analisar o que veem? Nossa doença nacional produziu uma grande lesão nas áreas do cérebro responsáveis pelo senso crítico? Agora é tudo emoção, é tudo olho por olho dente por dente?
Suzy foi condenada e está cumprindo pena. Dráuzio estava fazendo seu trabalho na função de médico. A equipe de jornalismo pisou feio na bola, por não checar os fatos e não pensar no conteúdo inteiro do que estariam colocando no ar. Dráuzio se desculpou. Mas as pessoas continuam destilando seu ódio, tão irracional quanto seu amor de duas semanas atrás.
Como diz a canção de Caetano “Um amor assim violento/ Quando torna-se mágoa/ É o avesso de um sentimento/ Oceano sem água”. Penso que andamos a viver de amores e ódios violentos e secando nosso oceano da razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário