quinta-feira, 16 de agosto de 2018

SE VOCÊ NÃO SABE O QUE DIZER, NÃO DIGA


Quando um filho perde um pai, quando um pai perde um filho, as pessoas querem dizer algo que conforte. Às vezes, quando se perde um ente querido, não se quer ouvir nada. Há momentos que queremos apenas ficar sós e outros que um sorriso amigo ou um abraço acolhedor são suficientes.
Nem sempre palavras confortam. Nem todas palavras confortam. Eu, particularmente, acho “pêsames”, ainda que uma expressão correta, uma palavra ruim para um momento de pesar. Ela parece aumentar a tristeza, como se o pesar da pessoa que cumprimenta se somasse ao da pessoa que sofreu a perda, potencializando o mesmo. Está correto, mas acho ruim.
Além de “pêsames”, há um repertório de frases prontas muito comuns, do tipo: “foi melhor assim”, “descansou”, “agora todos poderão descansar”, “Deus sabe o que faz” ou “está em um lugar melhor”. Às vezes dá vontade de perguntar: - Sério? Mas a maior parte das pessoas escolhe, por educação, ficar com cara de paisagem.
Pare e pense antes de falar:
* Foi melhor assim! – Mesmo? Como você sabe? Estava lá, viveu cada momento, partilhou das batalhas, das vitórias e das derrotas? Se não, nem pense em falar “foi melhor assim”, pois você não sabe e essa pode não ser a percepção de quem esteve a lutar pela vida.
* Agora todos poderão descansar! – Como você pode julgar o cansaço alheio? Em momentos difíceis nosso sistema nervoso reconfigura o modo “cansaço”. Além disso, cada um tem um limiar diferente, um modo distinto de lidar com seu cansaço. Não julgue o cansaço alheio pelo seu.
* Deus sabe o que faz! – Nem sempre o que aconteceu foi obra divina, muitos fatos ou intercorrências podem ter levado ao desfecho da história. Então, especialmente se você desconhece a crença alheia, melhor deixar Deus fora disso.
* Está em um lugar melhor! – Na verdade você não sabe. Talvez o familiar acredite em paraíso, talvez não. Talvez você acredite em paraíso, talvez não. Se essa não é uma crença forte sua, não jogue palavras ao vento.
Há expressões bem mais razoáveis para falar nesses momentos. “Minhas condolências”, é formal, mas é razoável. “Meus sentimentos”, é delicado. “Lamento sua perda” é suave. “Sinto muito pela sua perda”, é sensível. Todas essas são boas formas de expressar empatia. “Estou contigo”, “conta comigo”, “força na peruca”, “força na paçoca”, são expressões menos formais, mas também cheias de empatia.
Nem sempre sabemos o que dizer para confortar um amigo, nem sempre precisamos dizer algo para confortar um amigo. Mas, se não sabemos o que dizer, é melhor não dizer nada. Estar próximo é, quase sempre, suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário