quarta-feira, 3 de junho de 2015

O CASO DE LOU GEHRIG

Hoje, durante a aula de Fisioterapia Neurofuncional I, discorri sobre Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida como Doença de Lou Gehrig. Quando falei sobre a idade de início dos sintomas, correlacionando o que está na literatura com o que observo na prática clínica, uma aluna comentou que havia lido que no caso de Lou Gehrig os sintomas iniciaram antes, por volta dos 20 anos de idade. Confesso que naquele momento não sabia com que idade iniciaram os sintomas em Lou Gehrig, mas a pulguinha da curiosidade ficou saltitando. Resultado, são 03:50 da manhã e eu estou pesquisando sobre a idade de início da doença no famoso atleta. 
Lou Gehrig jogou entre 1923 - 1939 nos Yankees e foi um dos melhores jogadores da história do baseball. Aos 36 anos, Gehrig recebeu a notícia que estava com Esclerose Lateral Amiotrófica e que sua expectativa de vida era de, no máximo, mais três anos. A doença fez com que ele tivesse cometimento da coordenação motora, o que resultou em dificuldade de engolir, respirar e falar.
A doença foi diagnosticada no dia de seu aniversário (19 de junho) e dois dias depois Gehrig anunciou sua aposentadoria. No dia 2 de junho de 1941, Lou Gehrig, aos 37 anos de idade, morreu em decorrência dos problemas de saúde causados pela Esclerose Lateral Amiotrófica, que mais tarde se tornou reconhecida como ''Lou Gehrig disease''.
Agora eu sei e posso dizer, os sintomas de Lou Gehrig iniciaram-se de modo característico com o que é observado na prática clínica.
Adoro alunos que tem um ponto de interrogação, que são pontos de interrogação e que produzem em mim muitas interrogações, que me desacomodam e me fazem sempre querer saber mais e mais!!

Para saber mais sobre Lou Gehrig:
http://www.spinballnet.com.br/2013/11/os-dez-melhores-rebatedores-da-historia.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário