domingo, 21 de junho de 2015

HISTÓRIAS PARA MUDAR O MUNDO - UM CONVITE TENTADOR!!

Fazer uma pausa na correria do dia a dia, sentar junto com os amigos e com a família em volta de um fogo quentinho, tomando um chimarrão, um café ou um chazinho para aquecer o corpo e trocando ideias, falando sobre a vida, sobre o próprio corre-corre, mas também amenidades. Isso é quase um sonho para quem vive no agito cotidiano, não é mesmo?!
Mas o outono, e o inverno especialmente, chamam para o recolhimento, convocam para o estar juntos. Essa é uma escolha possível, não é preciso uma pausa de um dia inteiro, pode ser um instante em que você decida desacelerar, puxar o freio de mão, para estar com outra pessoa apenas pelo prazer de estar.
Se você quiser trazer especialmente as crianças para essa roda de conversa, as histórias, os contos de fadas ou de assombração, seriam uma boa razão para tirá-las de outras distrações cotidianas e tecnológicas e colocá-las pertinho de você. Mesmo as crianças maiores, que já se aproximam da adolescência, elas podem resistir um pouco, mas se entregam ao estar junto quando a história começa!
Todos os anos, no dia 21 de junho, ocorre aqui no Hemisfério Sul, o início do Solstício de Inverno, evento que ocorre quando o Sol atinge sua maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador. Ou seja, é tempo de frio, e aqui no Sul do Hemisfério Sul, é também tempo de chuva ou de geada. Tempo de colocar as crianças mais cedo para dentro de casa, de aquecer os espaços!
Desde 2011, todos os anos, também no dia 21 de junho, ocorre outro acontecimento mundial, uma ação chamada  Histórias para mudar o mundo. Este evento é um projeto voluntário que nasceu no verão de 2010, organizado pela Rede Internacional de Contadores de Histórias/ International Storytelling Network/ Red Internacional Cuentacuentos (RIC), cujo objetivo principal é o desejo de intervir em nome de todos aqueles que sofrem qualquer tipo de discriminação no mundo. Assim sendo, todos os anos, no dia 21 de junho, a RIC promove a mobilização “Histórias para cambiar el mundo”.
A proposta dessa ação é convidar, chamar as pessoas que queiram participar. Desta forma a RIC, rede da qual participo, convida todas as pessoas, leitores, narradores espontâneos, bibliotecários, professores, pais, avós, jovens, enfim, todos aqueles que queiram participar, para narrar contos, poesias, causos, em diferentes locais. Toda ação é válida, mesmo que pequena! Você pode contar histórias numa roda de amigos, numa sala de aula, num hospital, numa praça, numa biblioteca, num centro cultural. Afinal, todo lugar é lugar para uma boa história!
Com estas ações estaremos multiplicando o efeito da celebração, procurando, por meio das histórias, criar outras realidades, acreditar que um outro mundo é possível! Participar deste momento é contribuir para a construção de um mundo melhor, mais sábio, sereno e justo. A ferramenta é a palavra, mas não qualquer palavra. Não os xingamentos, não as agressões, mas a palavra poesia, a palavra conto, a palavra encontro.
Solstícios e equinócios são tempos de início de novos ciclos da natureza, tempo de recomeço, de reflexão. Tempo que os seres místicos saem para dançar, fazer travessuras, agradecer, celebrar. Que possamos nos aproximar deles, saber valorizar o encontro e a palavra, o aqui e agora. Porque acreditar que um outro mundo, mais justo e igualitário, é possível, depende de você. Não basta acreditar é preciso agir! Mudar o mundo começa por mudar o seu mundo, pelo seu modo de ser e estar no mundo! Entre na roda, jogue boas energias para o universo (e receba dele), aproveite esse dia para desacelerar e acreditar que uma bela história pode mudar o mundo de alguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário