quarta-feira, 16 de julho de 2014

A ARTE COMO ELEMENTO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE


A ARTE COMO ELEMENTO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE
 
Em seu livro “O dom da história”, Clarissa Pinkola Estés diz que as histórias podem servir “para ensinar, para corrigir erros, para iluminar, auxiliar a transformação, curar ferimentos, recriar a memória. Seu principal objetivo consiste em instruir e embelezar a vida da alma e do mundo”.
Quando fui questionada sobre a possibilidade de narrar histórias para crianças num “Dia de prevenção e combate ao uso de drogas”, fiquei tão empolgada quanto perturbada. Que histórias narrar? Como abordar esse tema com os pequenos? O tempo passou e a ideia amadureceu.
O primeiro “Dia de combate e prevenção do uso de drogas” de General Câmara foi pensado durante bastante tempo e precisou de muita determinação de seus idealizadores e empenho da equipe e colaboradores para que pudesse acontecer. Eu tive o privilégio de ver a ideia nascer e de participar deste momento tão importante, não apenas para a cidade, mas por ser um exemplo concreto de promoção da saúde.
Propor uma sessão de Contação de Histórias para todas as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município é uma ação ímpar de promoção da saúde. Talvez nem todos dimensionem a ousadia e a beleza dessa proposta. De acordo com Caio Riter (2009, p.16), “Brincar com as palavras não é luta vã. Ao contrário, é condição essencial para fazer brotar em corações ainda ternos, ainda fechados aos preconceitos, o amor pela leitura, o desejo de descoberta”.
A arte (em toda a sua dimensão e formas de expressão) nos permite compreender o mundo e nos compreendermos no mundo, por isso (e por tantas outras razões) pode ser compreendida como uma grande aliada para promover a saúde mental, física e afetiva. Neste sentido, oferecer às crianças a possibilidade de um olhar ampliado sobre o mundo, mostrar-lhes que outros mundos (reais e imaginados) existem, que são cheios de perigos, de coisas certas e erradas, de amigos e pessoas más, é promover saúde.
De acordo com Clarissa Pinkola Estés, “uma coleção de histórias culturais, e especialmente de histórias de família, é [...] tão necessária para uma vida longa e saudável quanto uma alimentação razoável, trabalho e relacionamentos razoáveis”.
Parabéns a toda equipe idealizadora e realizadora do primeiro “Dia de combate e prevenção do uso de drogas” de General Câmara, por acreditar na arte como possibilidade não apenas terapêutica, mas também de promoção da saúde.

Valéria Neves Kroeff Mayer (Léla)
Professora Universitária, Fisioterapeuta e Contadora de Histórias
(Texto publicado no Jornal Portal de Notícias, em 15 de julho de 2014) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário