terça-feira, 8 de julho de 2014

A COLUNA DO NEYMAR E O DISCURSO DO POVO

Se tivesse sido chamada a opinar, teria dito que não queria a Copa no Brasil, penso que temos outras prioridades. Mas a Copa do Mundo no Brasil está aí (já quase no seu final) e não adianta ficar “cantando ladainha”, nem fazendo acusações (e como se tem feito acusações!!). Não queria a Copa no Brasil, mas também não fico torcendo contra, pelo contrário, assisto aos jogos do Brasil e torço pelo melhor, porque sei da paixão de tantos, entre eles meu marido e meus filhos.  
Desde a solenidade de abertura, no entanto, fico eu aqui, pensando um milhão de questões “cá com meus botões” e lendo outro trilhão de opiniões alheias, algumas fundadas e outras estapafúrdias, e fico pensando como as pessoas opinam sem levar em pensar nos múltiplos contextos que envolvem cada acontecimento. Vão logo atirando pedras pra todos os lados, creio que uns 360º de circunferência de pedras atiradas todos os dias!!
Se pensarmos apenas na situação da lesão do Neymar... Foi uma lástima, mas não existe nem herói nem bandido nesta situação. A dor física, mesmo que aguda, pode fazer a pessoa mais valente e determinada com a experiência, mas herói?  Algumas pessoas postaram nas redes sociais uma imagem (não se sabe se real ou montada) do Neymar batendo em outro jogador. Então um erro justifica o outro?! Então futebol (ou o esporte que for) é olho por olho, dente por dente?
Em contrapartida, vi muita gente furiosa pela atenção dada ao Neymar. Foi demais? Foi!! Mas quem faz dele um ídolo?!! Não são as pessoas que elegem seus ídolos e fazem que um seja mais midiático do que outro?   Ouço ainda aqueles que dizem que o rapaz merecia tudo que está passando porque recebe milhões. Então o jogador de futebol recebe milhões para justificar uma agressão em campo?! (Achei que fosse para jogar futebol, que ingênua eu!!) Por outro lado, há aqueles que dizem que os jogadores de futebol têm mesmo que receber milhões, porque representam o nosso país e sofrem muita pressão (adoro aqueles que dizem tudo isso ao mesmo tempo...).
Quanto a representar o país ... Cientistas, músicos, atores, artistas, educadores, profissionais da saúde, entre outros profissionais , também representam nosso país e muitas vezes pagam para fazê-lo em outros países.  
E pressão?!! Sim, sem dúvida os jogadores de futebol sofrem pressão. Mas não sabiam disso quando optaram por esta profissão?! E só eles sofrem pressão? Pressão eu sofro toda vez que uma mãe me pergunta se o filho vai andar, pressão sofre o professor que precisa dar conta de atender com qualidade uma turma de 40 alunos, sofre um profissional da saúde quando está com uma situação de risco de vida iminente em suas mãos, sofrem as pessoas que precisaram abandonar suas casas por causa do clima (como tem acontecido aqui no Sul do país). Pressão sofremos todos nós, na medida em que cada um precisa, se permite ou escolhe.
Penso como deve ser difícil para uma criança ouvir tudo isso e assimilar alguma coisa (nem os adultos conseguem...). Afinal, escrevi todo esse texto falando somente de uma situação, das muitas possibilidades de se pensar sobre apenas uma situação, todas elas com seu tanto de exagero e seu tanto de realidade. Parece que todo mundo tem uma opinião para dar - e que as tenha, mas com fundamento e coerência, porque pensar que é bom, mas falar por falar...
 
OBS: Não entendo nada de futebol, mas creio que entenda um pouco de gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário