quinta-feira, 29 de abril de 2021

TSUNAMI

A ideia de trabalhar em casa não nasceu com a pandemia que se iniciou em 2020. Na Idade Média, profissionais como sapateiros e carpinteiros, mantinham suas oficinas nos fundos, ou no primeiro piso de suas casas. A Revolução Industrial, porém, levou um grande número de trabalhadores para o chão das fábricas. Muitos outros, contudo, continuaram a ocupar a casa como espaço de trabalho.

O Home Office, como o conhecemos hoje,  pode ser descrito como um tipo de trabalho que é executado para outra pessoa, ou empresa, a partir do espaço de casa. Não costuma ser considerado Home Office o trabalho da costureira, da artesã, do marceneiro, entre outros profissionais que têm suas oficinas e ateliês anexos ao espaço de suas residências. De um modo geral, considera-se Home Office quando, ao se trabalhar para um terceiro, existe a possibilidade de realizar as atividades laborais no próprio espaço domiciliar, ou de qualquer outro lugar, com o uso de ferramentas conectadas à internet, como um telefone ou computador.

Com a chegada da Pandemia da COVID-19 e a necessidade de afastamento físico, a fim de minimizar os contágios e a proliferação do vírus, muitos profissionais passaram a trabalhar a partir das suas casas. Uma adaptação que se deu de modo abrupto, sem que a maioria das pessoas tivesse tempo de realizar alguma formação ou treinamento. Apenas aconteceu, como a chegada do vírus em nossas vidas.

Uma das profissões que precisou se reinventar do dia pra noite, foi a de professor. Só quem convive com um professor para saber em que medida a carga de trabalho multiplicou-se. Estar com os alunos, em sala de aula, é a parte mais divertida e prazerosa do fazer docente. Mas, o que talvez muitos não imaginam é que, para entrar em sala os professores precisam preparar suas aulas, organizar materiais, conteúdos, atividades.

Neste momento, em que a parte mais prazerosa da profissão lhes foi ceifada, vejo muitas pessoas chamando os professores de preguiçosos, dizendo que não querem trabalhar. Como se apenas voltar para a escola fosse fazer os professores trabalhar. Saiba que trabalho docente aumentou vertiginosamente neste tempo de pandemia. Home Office de professor é um tsunami!! Porque razão empresários, políticos, advogados e tantos outros profissionais que fazem suas atividades a partir de suas residências não são chamados de vagabundos, apenas os professores são?!

É fato que este tempo longe do convívio social afeta as aprendências de nossas crianças e jovens. Afeta o que aprendem e como aprendem. Mas, não há tempo vivido sem aprendizado. Que cada um possa acolher as dificuldades desse momento com empatia, gentileza e respeito. Não é possível vislumbrar um horizonte quando olhamos apenas para o próprio umbigo. 


* Texto publicado na Coluna "Simples Assim", do Jornal de Candelária (RS)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário