segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

LER É PLANTAR SEMENTES


Hoje é Dia do Leitor, dia de quem lê as letras e o mundo, a partir das letras, dos sons, das cores, da imaginação. Quando vou contar histórias em Escolas de Educação Infantil, muitas vezes as professoras me perguntam se devem trazem as turmas de berçário para ouvir a história. E eu sempre respondo: - tragam os pequeninos! Talvez eles não entendam o sentido das palavras, mas entendem a entonação da voz, os sons que se alternam com o silêncio, as vozes dos animais e personagens, o gesto que cresce e diminui. Aprendem também que há um espaço de escuta, que é diferente da hora da conversa, onde duas ou mais pessoas falam ao mesmo tempo.
Outra pergunta frequente é desde quando devemos começar a ler histórias para formar um leitor literário? Desde sempre, respondo, desde a barriga da mãe. A mãe, quando lê e se envolve com o texto, emociona-se e isso modifica seu estado de humor, modifica sua química corporal, modifica sua relação com o bebê, num diálogo ao mesmo tempo afetivo e orgânico.
Há estudos que indicam que bebês nas últimas semanas de gestação respondem quando a mãe faz uma leitura em voz alta, fala ou canta, mostrando uma mudança sutil, mas positiva na frequência cardíaca. É um fio que se tece nesse mecanismo vivo de sentir-pensar-agir.
Depois do nascimento é sempre bacana ler junto, mostrar o livro, brincar com a voz, aproveitar o momento da leitura para fortalecer o vínculo afetivo, pois é um momento que o adulto partilha o tempo vivido com seus pequenos e isso é fundamental para a formação de vínculos.
Muitos pensam que não adianta ler para os pequenos, que quando ficarem maiores, quando chegarem à adolescência vão preferir tecnologia.
Imagina se um agricultor pensasse que é melhor não plantar, porque não sabe se a semente vai germinar? A gente planta a semente da leitura sem questionar, acreditando que ela vai germinar. É claro que quanto mais adubarmos essa semente com bons livros e também boas conversas sobre leitura, maior a possibilidade de que ela germine com força.
Por isso, neste Dia do Leitor, leia e compartilhe leituras, porque ler é fundamental!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário