segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

FALTA DE EMPATIA E OTRAS COSITAS MÁS

Empatia é a capacidade psicológica de sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela.
Penso ser impossível colocar-se verdadeiramente no lugar de uma pessoa com deficiência. Por mais que você passe pela experiência de não enxergar, vendando os olhos; de não escutar, cobrindo os ouvidos; de não andar, deslocando-se numa cadeira de rodas ou não levantando-se da cama, esta será uma experiência temporária, diferente da condição permanente vivenciada pelas pessoas com deficiência.
Ainda assim, é possível ter empatia, é possível imaginar a condição do outro, ser solidário e respeitoso. Toda vez que chego no mercado, ou em outro lugar qualquer, e me deparo com essa cena, fico muito chateada. Chateada como fisioterapeuta, como educadora, como mãe de uma criança com deficiência, como cidadã. 
Não bastasse eu ficar chateada com a cena, enquanto tirava a foto, acredite, um rapaz jovem e saudável, aguardou eu terminar o registro para colocar seu carrinho de mercado junto aos demais, que já ocupavam a vaga de pessoa com deficiência. 
Dá uma tristezinha no coração de conviver todos os dias com pessoas que não se esforçam nenhum pouco para ter um mínimo de empatia e mesmo assim se dizem cidadãos de bem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário