domingo, 28 de maio de 2017

PRIMEIRO DESAFIO LELALUDENS PARA QUEM GOSTA DE HISTÓRIA E MÚSICA

Neste final de semana propus uma pequena brincadeira para quem gosta de história e música, na minha página do facebook. O desafio era descobrir, a partir de três pistas que eu postei ao longo do final de semana, quem era o(a) artista brasileiro(a) do(a) qual as pistas falavam. As pistas foram as seguintes:
PISTA 1: "É muito afeito/a a gravar músicas de protesto, inclusive ligadas ao movimento do 'poder negro' norte - americano, apesar de não demonstrar ligação com o mesmo". 
PISTA 2: Esse(a) artista, "nos anos de 1966 e 1967 atuou ao lado de alguns cantores de esquerda, considerados subversivos após as agitações de 1968, destacando-se entre eles, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Geraldo Vandré e Edu Lobo. Fazia parte do grupo Paulo Machado de Carvalho, da TV Record, Canal 7 de São Paulo e da Rádio Jovem Pan. Na época, anos de 1966 e 19667, esse grupo foi considerado de orientação filo-comunista".
PISTA 3: "Em 22/11/1971 foi convidado(a) a prestar esclarecimento no Centro de Relações Públicas do Exército, por solicitação do CIE, quando caracterizou sua posição de artista isolado(a) e desligado(a) de qualquer vínculo político ideológico, tendo inclusive negado terminantemente ter recebido, durante entrevista concedida na Holanda, qualquer pergunta sobre Cuba ou outro assunto político e mesmo relacionado com o Brasil e o seu povo".
Acertou quem respondeu que a artista era ELIS REGINA!!
Agora O FINAL DO DESAFIO:
A primeira pessoa que responder aqui no blog como foi ou onde foi que eu consegui essas pistas, vai receber um presente em casa!!

4 comentários:

  1. Tu descobrisse em um site que será muito mais necessário, caso o Boçalnaro se eleja (que Deus não permita), do que já é, hoje em dia... www.documentosrevelados.com.br/repressao/documento-confidencial-do-exercito-sobre-elis-regina/

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia, na época em que o Dr. Google nos conta tudo, fica fácil descobrir que os textos das pistas que postaste são do documento do Centro de Informações do Exército sobre a Elis Regina, na época da ditadura. Tem em vários sites.
    Maaaaas... prefiro acreditar (e chutar) que tu estejas lendo a biografia da Elis no livro "Nada será como antes", do Julio Maria, Editora Master Books.
    Confesso que ainda não li (por isso o "chute"), mas tu me provocaste com a brincadeira e ele já foi pra minha lista de futuras aquisições!
    Tomara que eu tenha acertado!
    Quero presente!
    Beijão, Léla!
    Tânia Márcia Tomaszewski

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião foi do site Documentos Revelados- DOCUMENTO CONFIDENCIAL DO EXÉRCITO SOBRE ELIS REGINA

    ResponderExcluir
  4. Creio que foi da biografia que tiraste as informações. Curiosa para saber se recomendas o livro, acaso ele seja a fonte.
    Beijos
    Rani

    ResponderExcluir