sexta-feira, 25 de março de 2016

MUITAS HISTÓRIAS PARA UMA PÁSCOA

Alguma vez você já olhou para a lua e viu nela a forma de um coelho?! Quando eu era criança eu enxergava um coelho gordinho empurrando um carrinho de mão cheinho de ovos de Páscoa. É bem verdade que o coelho é um mamífero e não coloca ovos. De onde saiu essa ideia de coelho que traz ovos?! E qual a relação desse coelho com a lua?!  
Embora hoje em dia a Páscoa seja celebrada como uma festa cristã, sua origem antecede o nascimento de Cristo e muitos de seus símbolos têm origem em festejos pagãos.  Para entender a Páscoa e seus símbolos é preciso voltar no tempo.
Na Idade Média os povos pagãos europeus celebravam a entrada da primavera homenageando Ostera, a deusa da Primavera.  Na mitologia anglo-saxã, nórdica e germânica, Ostera é também considerada deusa da fertilidade e do renascimento. Assim sendo, celebrar Ostera, desde a Idade Média, é celebrar um novo ciclo de vida.  
Ostera é frequentemente representada colorindo ovos, cercada por lebres (e não coelhos) - que são símbolos de fertilidade - pulando alegremente sobre seus pés. Vem daí a origem dos ovos pintados, atualmente substituídos pelos ovos de chocolate, e também da figura a lebre, substituída mais tarde pelo coelho.  Diz-se que a lebre de Ostera pode ser vista na face da lua cheia, sendo naturalmente associada às deusas lunares da fertilidade.
Ostera é também conhecida por outros nomes, entre eles: Ishtar, Astarte, Esther, Easter, Ostern ou Eostre. Não por acaso a palavra Páscoa nas línguas inglesa e alemã, não apenas derivam de seu nome, mas são a tradução deste em cada língua, respectivamente Easter e Ostern.
Antes mesmo do nascimento de Jesus a Páscoa já era celebrada pelos judeus. A Páscoa é uma das mais importantes festas no calendário judaico, sendo celebrada por 8 dias para comemorar a libertação da escravidão dos hebreus no Egito, que durou aproximadamente 400 anos. A Páscoa (Pessach) é para este povo a festa da libertação.
Na era Cristã a Bíblia narra vários episódios em que Jesus teria participado de celebrações pascais, desde a sua adolescência. Também a Última Ceia ocorreu no período da Páscoa, assim como a morte e ressurreição de Jesus. Daí a razão pela qual sua ressurreição é celebrada durante a Páscoa.
A Páscoa é celebrada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). Este período nos leva de volta à história de Ostera e sua lebre. A gestação da lebre dura apenas um mês, período em que a lua passa da escuridão da Lua Nova ao brilho pleno da Lua Cheia. E era assim que os povos antigos determinavam a data da Páscoa, na primeira Lua Cheia após o fim do equinócio de inverno.
Agora que conhecemos algumas das muitas histórias sobre a Páscoa é momento de aproveitar a nova fase, de ficar junto às pessoas queridas que nos cercam, lembrando dos muitos significados que este período nos remete. É momento de fazer valer esse novo ciclo em nossas vidas!!
Feliz Páscoa!!

FONTES DE PESQUISA:
http://www.significados.com.br/pascoa-crista/

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, querido!! Uma Feliz Páscoa e um grande novo ciclo pra ti!!

      Excluir
  2. Obrigada querida! Perfeito como tudo que postas! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oihn!! Obrigada pelo carinho, querida fada das histórias!! Uma Feliz Páscoa e um ótimo novo ciclo pra ti!!

      Excluir