sábado, 19 de março de 2016

O MUNDO PRECISA DE MAIS GRIÔS!!

O MUNDO PRECISA DE MAIS GRIÔS!!
Vivemos tempos de insanidade. Violência, intolerância e corrupção (em todos os campos e de todos os tamanhos). As pessoas esbravejam e vociferam, muitas vezes sem saber o por que, apenas porque vão na onda. São exemplos disso: a violência verbal nas redes sociais e as informações truncadas que são passadas por muitos veículos de comunicação, nos quais já não confiamos. Na verdade, já não acreditamos nem confiamos mais em quase nada, na informação, na política, na educação, na saúde, na segurança, no vizinho que mora ao lado. Não confiamos porque com tantas informações troncas é muito difícil separar o joio do trigo. E não estou falando da situação política do Brasil, estou falando das muitas situações mundiais com as quais não temos sabido lidar com um mínimo de tolerância e alteridade. Vivemos uma epidemia de umbigos inchados, dilatados, doloridos e doentes!! Vivemos um tempo carente de líderes nos quais podemos confiar e nos inspirar. Nos faltam líderes políticos, espirituais, poéticos, musicais. Nos faltam griôs!!!
O griô (ou griot) é um artista, um narrador, um repentista, um poeta, um contador de histórias. Mas antes de tudo isso, o griô é um guardião da tradição oral, um especialista em genealogia e na história de seu povo. É imperativo conhecermos a nossa história para que saibamos para onde ir, para fazermos boas escolhas, ou ao menos escolhas razoáveis. É necessário respeitar a cultura e a multiculturalidade. É preciso conhecer-se e (re)conhecer o outro para que possamos ouvir antes de julgar, para que possamos tentar compreender sem apedrejar. O mundo está carente de gente que saiba exercer de modo amoroso o ofício do humano.
Neste dia 20 de março mais uma vez será celebrado em todo o mundo o Dia Internacional do Contador de Histórias. Contar histórias é um fazer que pode ser exercido em muitas dimensões e em muitos lugares, na sala de aula, na biblioteca, em casa, nas praças, nos hospitais.  Mas o ofício do contador de histórias vai além do lugar ou do modo com que escolhe narrar. Há aqueles que abraçam a arte narrativa compreendendo que o seu fazer vai além do entretenimento. Há aqueles que nasceram com espírito de griôs e que colocam na sua arte o resgate da cultura, do folclore, das raízes, dos saberes, dos afetos.
O mundo está carente de griôs!! Se você conhece um contador de histórias, destes que carregam no seu fazer o espírito das histórias, saiba que você vive mais perto de um mundo onde possibilidades existem para todos, assim como os bons afetos, o resgate pela palavra e o encantamento pelo olhar.
Para todos os contadores de Histórias, um grande dia, um grande ano!!
(Texto: Léla Mayer)


Nenhum comentário:

Postar um comentário