quinta-feira, 15 de agosto de 2019

BEBENDO NA GARRAFA DE ALICE


 
Certa vez uma criança me perguntou se o personagem de um dos meus livros infantis era meu filho de verdade. Eu respondi que sim. Outra criança disse: Mas ele é só um personagem dentro de um livro! Eu respondi que todos os personagens são como filhos para os escritores. Ah, mas então não é filho de verdade! – Comentou outro menino.
Num outro episódio de diálogo com crianças uma delas me perguntou quem era aquela pessoa que havia escrito na contracapa de um de meus livros. Eu respondi que era o padrinho da personagem. Mas como ele pode ser padrinho se ela não existe de verdade? – Perguntou-me seu colega. Respondi que personagens são como filhos e que os adultos costumam escolher padrinhos para seus filhos. Mas ela é só uma personagem! - Insistiu o menino.
Naquele momento eu me esforcei para encontrar uma resposta que, ainda que não fizesse muito sentido, acomodasse algum sentimento. A criança que habita em mim também precisa de respostas que caibam no coração. Foi então que surgiu uma imagem mental que me ajudou muito.
É comum, quando se quer explicar para uma criança o que é adoção, que utilizemos a expressão “mãe de coração”. Dizemos que existem crianças que nascem dos ventres de suas mães e outras que nascem do coração. Foi a partir dessa narrativa que inventei uma outra. Disse que existem crianças que crescem nas barrigas de suas mães, outras nos corações e tem também aquelas que crescem e nascem da imaginação. Esses pais e mães que tem filhos nascidos da imaginação chamam-se escritores.
Crianças sabem como colocar adultos em saias justas. Mas nós podemos beber do mesmo líquido que bebeu Alice no Salão das Portas e, como ela, encolher um pouco para caber nas pequenas e justas saias, conseguindo entrar, desta forma, no País das Maravilhas que é (ou deveria ser) o pensamento infantil.
Adultos que não conseguem beber da garrafinha de Alice encontram mais dificuldade para dialogar e perdem oportunidades preciosas de aprender. É uma delícia quando conseguimos estabelecer um diálogo amoroso com os pequenos, pois crianças imaginativas encontram soluções mais criativas do que os adultos para as questões cotidianas. Mas, como já afirmava o Pequeno Príncipe: “as crianças têm que ter muita paciência com as pessoas grandes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário