quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

VALENTINE'S DAY: PORQUE OS NAMORADOS SÃO LEMBRADOS NO DIA DE SÃO VALENTIM

Há exatos nove anos eu voltava de uma incrível viagem à Galícia e Portugal. Aquela foi a primeira vez que ouvi falar em Dia de São Valentim, pois no Brasil ainda não se falava em “Valentine's Day”. Lembro de ver as pessoas se mobilizando para celebrar a data no dia anterior à minha volta. Me diziam: -Mas você não vai passar o Dia de São Valentim aqui? E eu lhes respondia que já era casada e que meu namorado estava no Brasil.  
A razão pela qual celebra-se os namorados no dia de São Valentim é cativante. Segundo o que me contaram os portugueses, São Valentim foi um bispo que lutou contra as ordens do imperador Claudio II, que havia proibido a celebração de casamentos durante as guerras, pois acreditava que os homens solteiros eram melhores combatentes que os casados. 
Valentim, contrariando as ordens do imperador, continuou a celebrar casamentos, mas foi descoberto, preso e condenado à morte. Na prisão, Valentim recebia muitas flores e bilhetes de jovens apaixonados. Enquanto esperava o cumprimento da sua sentença, Valentim se apaixonou pela filha cega de um carcereiro da prisão e casou-se com ela. A moça, por milagre, recuperou a visão. Antes de sua execução, escreveu uma mensagem de adeus à amada, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “de seu Valentim”. Por esta razão é que no dia em que celebra-se a morte de São Valentim os namorados trocam cartões, flores e bombons.
Achei tão linda a história de São Valentim e o modo como a data é celebrada, muito diferente do modo como comemoramos o Dia dos Namorados por aqui, exaltando mais o presente do que a data.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário