sexta-feira, 11 de agosto de 2017

PRESENTES


Quem é professor ou tem filho na escola costuma organizar a vida pelo calendário escolar. Semana passada acabaram as férias de julho. É bom aproveitar o período de férias, como também é bom poder voltar à rotina. Particularmente, gosto da rotina e gosto das pequenas fugas cotidianas que ela me proporciona, como o cheiro de fumaça que sai dos fogões à lenha nos dias frios, o cheiro de flor de laranjeira que perfuma a primavera, ou o cheiro da terra molhada quando chegam as primeiras gotas de chuva.  Mas essas pequenas fugas só me são concedidas quando eu me permito a inteireza de estar aqui e agora.
Como professora, um dos momentos que me inspira muitos devaneios é a hora da chamada. Quando eu era estudante e os professores chamavam meu nome, eu respondia com um sonoro: “presente!” Hoje meus alunos respondem: “Aqui!”/ “Eu!”/ “Oi!” – e também tem aqueles que só levantam o braço.
Ainda penso que responder a chamada com: “presente”, é especial. É como se cada um dissesse: “estou aqui, presente, inteiro, com você”. Às vezes, com os alunos ou com nossos parceiros de bate papo, não estamos, de fato, presentes. Estamos apenas com o corpo presente. Deve ser por esta razão que na religião católica chama-se Missa de Corpo Presente a celebração realizada por intenção de uma pessoa morta, cujo cadáver está presente. O corpo está ali, mas a pessoa já não está mais.
Estar presente, ser presente, não é habitar o mesmo espaço que outra pessoa, seja na escola, na sala de casa ou no lugar de trabalho. Estar presente é estar por inteiro, com desejo de estar, com desejo de dar e receber. Muitas vezes não estamos presentes nem ao menos com nós mesmos.
E a presença física é, com frequência, especialmente em datas comerciais que se multiplicam a cada ano (Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia da Criança, Dia dos Avós, Dia da Mulher, dias que não terminam mais), trocada pelo presente, que é objeto e não presença.
Presente é abraço, é beijo, é olho no olho, é sorriso, é conversa, é até mesmo discussão de família depois do almoço de domingo. Presente é o telefonema para pedir desculpas ou ponderar a discussão, é a mensagem de texto, é a foto compartilhada ou armazenada, é assistir um filme ou jogar uma partida de jogo da velha. Presente é estar junto, ainda que virtualmente, mesmo que à distância, mas estar na convivência com o outro. Simples assim!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário