quarta-feira, 19 de abril de 2017

PARTICIPANDO COM O TIÃO DA SEMANA LITERÁRIA 2017 DA ESCOLA CENECISTA CAROLINO EUZÉBIO NUNES

A tarde de hoje foi de festa, de partilha e de encontro com os pequenos da Escola Cenescista Carolino Euzébio Nunes, em Charqueadas. Como é gratificante chegar numa escola e ser acolhida com o tamanho carinho que fui. Mais ainda ao ver os trabalhos lindos que foram desenvolvidos a partir do meu livro "Não grita, Tião!". Ver que o Tião ganhou vida na imaginação das crianças, que colocaram outros personagens nas suas representações, que deixaram o Tião crescer e virar médico, laçador de cavalos, pai de família. Me emocionei muito mesmo, pois quando escrevi a história o fiz de peito aberto e muito despretensiosamente, porque queria brincar com uma música que minha mãe cantava para mim na infância. Acho que foi a minha despretensão que permitiu essa aproximação literária com o universo das crianças, que hoje me acolhem tão bem. Foi bom demais da conta passar a tarde a brincar com as palavras, acompanhada dos pequenos e seus professores, do "Tião" e também do "João" e do "Juarez" (personagens da história "Tudo por um pacote de amendoim", da minha querida amiga Gladis Barcellos), que na versão desta tarde receberam a ajuda do Tião para resolver sua situação familiar!! Ficam os registros fotográficos, o carinho e desejo do reencontro!!
O primeiro encontro foi com os pequenos do pré e do 1º ano
Muitos registros para guardar na memória afetiva
Depois foi a vez de conversar e narrar
para os pequenos do 2º e 3º ano
 
Me emocionei quando visualizei nas redes sociais
das professoras os trabalhos que vinham
sendo realizados em sala de aula
O trabalho com o texto literário, quando é criativo, 
só faz ampliar o desejo e a curiosidade
Ser acolhida na chegada com o Tião
entre os personagens de Monteiro Lobato,
não tem preço!! 
 
Foi lindo ver a criatividade das crianças
ser respeitada e valorizada!!
 
Olha lá o gritão brincando com os personagens
do Sítio do Pica Pau Amarelo!!
 
E o tempo passou e o Tião cresceu
E novas histórias foram inventadas!!
 
Encontro com a escritora tem que ter autógrafo, né?!
Só autógrafo, não
Fotinhos também!!
E foto com os profes, claro!!  
 
Que as sementinhas plantadas germinem e floresçam!!
 
"A mim, me salvam as crianças.
De tanto escrever para elas, simplifiquei-me".
(Monteiro Lobato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário