sexta-feira, 31 de julho de 2015

COMO DIRIA MAMÃE...

“Como Diria Mamãe: o apressado come cru. Como Diria Mamãe: quem espera sempre alcança. Como Diria Mamãe: não há longa noite que não encontre o dia”. Mas o que diria mamãe se estivesse viva e se deparasse com a ganância e a cara-de-pau de suas filhas Maria Augusta, Maria Aparecida e Maria Inês e de seus genros Mario e Clóvis? Sorte de mamãe que sempre teve a seu lado o fiel escudeiro Cardoso, que agora poderá amparar sua família. Será?!!
Hoje à noite fui à Porto Alegre com propósito único, assistir à peça "Como Diria Mamãe"!! E posso dizer que mais uma vez fiquei encantada com o texto da Raquel Grabauska. Não, não é porque é minha amiga, mas a Raquel é um arraso em tudo que escreve!! Das canções de ninar à ironia de "Como Diria Mamãe", essa guria é demais!! A atuação da Lia Motta como a hipocondríaca Maria Inês, da Morga Baldissera como a solteirona Maria Augusta, da Suzana Witt como a fifi Maria Aparecida, do Renato Santa Catharina como o sedutor Mário, do Vinicius Petry como o médico Clóvis e do Sérgio Olivé como o mordomo Cardoso, também são impecáveis, hilárias!! Coloquei o riso em dia, estou de alma leve!! SUPER RECOMENDO!!

domingo, 26 de julho de 2015

DIA DOS AVÓS

 
Minha mãe costumava me contar que o Dia das Avós era celebrado no dia de Santa Ana, que era avó de Jesus. Pois bem, não é só dia de Santa Ana não, mas de São Joaquim também. Por isso, hoje celebramos o dia dos avós!!
Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, já estavam com idade avançada e ainda não tinham filhos. Mas Ana e Joaquim não desistiam de sua intenção, rezaram muito e por muito tempo até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, A...
na engravidou. Não se sabe muito sobre a vida deles, pois são citados apenas nos escritos apócrifos (aqueles que não são citados na Bíblia).
A princípio, apenas Santa Ana era celebrada e, mesmo assim, em dias diferentes no Ocidente e no Oriente. Em 25 de julho pelos gregos e no dia seguinte pelos latinos. A partir de 1584, também são Joaquim passou a ser cultuado, no dia 20 de março. Só em 1913 a Igreja determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho.
Informações extraídas do site: https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=santo&id=332

segunda-feira, 13 de julho de 2015

TESSITURAS 2015 (ENCERRAMENTO): ENCONTRO COM MARÔ BARBIERI

Hoje encerrou a 6ª Edição do Tessituras: Formação de Mediadores para Programas de Leitura, uma parceria da UFRGS e da Câmara Rio-Grandense do Livro, com o apoio da Livraria Paulinas. Fazia um bom tempo que eu desejava participar do Tessituras e não conseguia e este ano finalmente concretizei esse desejo. Todos os encontros foram maravilhosos, com características completamente distintas, apontando caminhos diversos e ampliando horizontes. A turma era cheia de gente bacana e interessada, com formações distintas, experiências diferentes. Nem sei explicar... Pra saber mesmo, só estando lá. Minha gratidão especial à Ana Paula Cecato, à Glaucia de Souza, à Arlise Cardoso e ao Valdeci de Souza (que percorreu parte do caminho conosco), pelo trabalho incansável e empenho e nos fazer melhores.
O encontro de hoje foi com a escritora homenageada e amiga querida, Marô Barbieri, que falou sobre o seu percurso como professora, incentivadora da leitura e escritora. 


domingo, 12 de julho de 2015

BALANÇOS ACESSÍVEIS NA PRAÇA GETÚLIO VAGAS

Acompanhei desde o início, ainda em 2014, a mobilização dos alunos da disciplina de Fisioterapia Preventiva na Comunidade I, do Curso de Fisioterapia da Unisc, para a aquisição de dois balanços adaptados para crianças cadeirantes. A ideia nasceu dos alunos que, com a ajuda da professora da disciplina, minha amiga Patrícia Roveda, fizeram várias parcerias para que os balanços pudessem ser projetados e construídos. Para conseguir o dinheiro mobilizaram colegas, professores, ex alunos e comunidade. Muita gente participou dessa ação. Exemplo lindo de cidadania, de pessoas que no exercício do aprender, ao invés de apenas apontar possíveis soluções, foram lá e fizeram!! No último domingo a tarde fui com meu filho ver como ficaram os balanços e me deparei com uma cena revoltante. Várias crianças, acompanhadas de seus pais, quase voando nos balanços. Uma das placas, que explica sobre os balanços e como usá-los, já estava despencando. E os pais?!! Olhando, apenas olhando!! Fiquei muito indignada!! Estou indignada como fisioterapeuta, como educadora, como mãe de uma criança com deficiência motora (que poderia usufruir dos balanços) e como cidadã!! Cidadania começa em casa, pelo exemplo!! Se você não é uma pessoa com deficiência, respeite as poucas vagas reservadas a elas!! Em função da chuva os balanços ainda não puderam ser inaugurados, mas foram deixados a disposição da comunidade para o (bom) uso daqueles que deles podem usufruir por necessidade. Que possamos inaugurar os balanços ainda inteiros!!