domingo, 12 de julho de 2015

BALANÇOS ACESSÍVEIS NA PRAÇA GETÚLIO VAGAS

Acompanhei desde o início, ainda em 2014, a mobilização dos alunos da disciplina de Fisioterapia Preventiva na Comunidade I, do Curso de Fisioterapia da Unisc, para a aquisição de dois balanços adaptados para crianças cadeirantes. A ideia nasceu dos alunos que, com a ajuda da professora da disciplina, minha amiga Patrícia Roveda, fizeram várias parcerias para que os balanços pudessem ser projetados e construídos. Para conseguir o dinheiro mobilizaram colegas, professores, ex alunos e comunidade. Muita gente participou dessa ação. Exemplo lindo de cidadania, de pessoas que no exercício do aprender, ao invés de apenas apontar possíveis soluções, foram lá e fizeram!! No último domingo a tarde fui com meu filho ver como ficaram os balanços e me deparei com uma cena revoltante. Várias crianças, acompanhadas de seus pais, quase voando nos balanços. Uma das placas, que explica sobre os balanços e como usá-los, já estava despencando. E os pais?!! Olhando, apenas olhando!! Fiquei muito indignada!! Estou indignada como fisioterapeuta, como educadora, como mãe de uma criança com deficiência motora (que poderia usufruir dos balanços) e como cidadã!! Cidadania começa em casa, pelo exemplo!! Se você não é uma pessoa com deficiência, respeite as poucas vagas reservadas a elas!! Em função da chuva os balanços ainda não puderam ser inaugurados, mas foram deixados a disposição da comunidade para o (bom) uso daqueles que deles podem usufruir por necessidade. Que possamos inaugurar os balanços ainda inteiros!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário