quinta-feira, 16 de setembro de 2021

AS CORES E AS CAUSAS DE SETEMBRO

Setembro é um mês que invade os sentidos. Chega trazendo o cheiro das flores de laranjeira, o canto dos pássaros em festa, as cores das azaleias, dos ipês e das orquídeas.  É um mês de muitas cores, muitos sons, muitos sentidos e significados. A definição de significado, porém, não é simples, pois tem relação com reconhecimento, com apreço, com importância. E importância, é juízo de valor. O que é importante para mim, pode não ser para você que me lê. Do mesmo modo, algo pode ter um significado para mim e outro para você. Mesmo com visões e percepções diferentes de mundo, creio que, tanto para mim quanto para você, a vida tem algum valor. Podem ser valores distintos, mas o fato é, se não estivéssemos vivos, não estaríamos aqui nessa troca de palavras.

O mês de setembro, que traz tantas cores à natureza, traz para nossas agendas, não apenas o amarelo dos ipês floridos, mas o amarelo que nos lembra da necessidade de reflexão sobre a saúde mental. A campanha diz que setembro é o mês de prevenção ao suicídio. Mas, prevenção é algo que precisa ser pensado antes. Não existe enfrentamento ou resolução de problemas sem diálogo franco, sem escuta atenta e compreensão dos fatos, sinais e sintomas.

Mas, nem só o amarele colore as agendas deste mês. Setembro é verde também. Com o intuito de chamar a atenção da população sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência. A campanha Setembro Verde reforça a importância da acessibilidade e da inclusão social, que possibilita dar a todas as pessoas os mesmos direitos e oportunidades. A cor verde traz consigo também a esperança de vida que advém da doação de órgãos e do diagnóstico precoce do câncer de intestino. O vermelho também chega para colorir a agenda do mês de setembro e marcar as campanhas de conscientização, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares.

Muitas outras cores devem colorir este mês, que traz consigo o início da estação mais florida do ano e também a esperança de que dias melhores virão. Mas, o fundamental é que, conscientes ou não das causas levantadas e sinalizadas por cada cor, não esqueçamos que valorizar a vida é fundamental e que, todas as vidas importam. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário