quarta-feira, 25 de novembro de 2020

PRECISAMOS MAIS DO QUE TEMOS?

 

Há certas situações, imagens, sons, que fazem o cérebro humano reagir quase que instintivamente. Falo quase, porque são reações aprendidas. Algumas dessas reações são importantes em muitas circunstâncias, podendo até mesmo salvar nossa vida, ou a vida de outras pessoas. Outras, no entanto, são apenas gatilhos inúteis.

Um exemplo claro é o modo como muitos seres humanos reagem à palavra PROMOÇÃO. Este não é um som que dispare gatilho em nenhum outro animal. Muitos tornam-se irracionais frente à essa palavra, que ganhou outra dimensão depois da popularização do termo BLACK FRIDAY.

Quando ouvimos a palavra PROMOÇÃO sentimo-nos tentados a comprar algo. Essa é uma reação emocional, não uma resposta racional para o que se apresenta. Quantas vezes você já comprou algo que não precisava, ou que depois nem chegou a usar, só porque estava em promoção, ou estava barato.

Como estamos no mês da Black Friday e logo ali na frente vem o Natal, escolhi partilhar com vocês alguns dos 12 princípios do consumo consciente, proposto pelo Instituto Akatu. Para eles, consumir com consciência é consumir diferente, tendo no consumo um instrumento de bem estar e não um fim em si mesmo.

Sendo assim, destaco aqui alguns destes princípios que merecem leitura e reflexão, antes de nos jogarmos nas tentadoras promoções de novembro e dezembro. (1) Planeje suas compras, não seja impulsivo. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor; (2) Consuma apenas o necessário, reflita sobre suas reais necessidades antes de comprar algo; (3) Use crédito conscientemente. Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações; (4) Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas. Valorize as empresas que demonstram responsabilidade para com funcionários, sociedade e meio ambiente; (5) Reflita sobre seus valores. Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.

Economia também é evitar desperdício, deixando de comprar coisas desnecessárias. Experimente ir ao mercado com lista de compras e você verá a diferença. Com a lista em mãos, entramos no mercado e vamos certeiros naquelas prateleiras que possuem os produtos que realmente precisamos, pois já identificamos em casa a sua necessidade. Sem lista, ficamos vagando entre as prateleiras, sendo tentados a comprar coisas absolutamente desnecessárias, gastando muito mais, quando passamos pelo caixa. Neste final de ano, avalie o que realmente é indispensável para você. Comprar na promoção não é, necessariamente, sinônimo de economia, comprar sem ir muito além do necessário é. 


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