domingo, 19 de julho de 2020

DOIS ANOS DO ESPAÇO DE LEITURA ERA UMA VEZ DO HOSPITAL SANTA CRU


Quando o Arthur (meu filho) nasceu, o primeiro lugar para onde foi levado, foi a UTI Pediátrica do Hospital Santa Cruz. Foi lá que começamos a nos conhecer. E foi lá que fomos descobrindo juntos que a vida não seria exatamente como tínhamos planejado. Nos 8 anos de vida do Tutuks aqui nesse planetinha, inúmeras vezes na UTI Pediátrica do HSC e outras tantas para a enfermaria, a fim de tentar minimizar suas tempestades cerebrais. Ao longo daqueles 8 anos nossa família conheceu muita gente bacana, médicos, equipe de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, equipe da copa, do lactário e da higienização. Conhecemos também muitas mães, especialmente mães de bebês pequenininhos e frágeis, que tiveram pressa para nascer. A gente vive uma rotina diferente quando estamos no hospital, mas quando moramos na mesma cidade, temos família, babá, amigos, um montão de gente pra ajudar a resolver a vida.
Muitas mães de bebês apressados, no entanto, moram longe e não tem ninguém pra partilhar as angústias, o cansaço, a rotina. Aprendi, ao longo desses anos, que quando cabeça de mãe fica cansada, muitos pensamentos que não são legais passam por lá. Por isso, sempre lia muitas histórias e ouvia muitas canções, dentro e fora da UTI, para fortalecer laços vitais.
Em 2018, durante a última internação hospitalar, fui contar histórias na Pediatria e a equipe da UTI me pediu para contar para elas também. Contei para equipe de enfermagem e para as mães. Depois, conversamos um pouco e falei de como era importante para mim, contar histórias para meus filhos, como sinto que as histórias me colocam numa conexão bacana com eles.  Sugeri que lessem para seus pequenos. Histórias embalam, como o colo que gostariam, mas ainda não podiam dar a seus pequeninos. Depois, me dei conta que não haviam livros para elas ler.
Foi então que nasceu a ideia de criar um pequeno espaço de leitura, com livros infantis e de contos que pudessem ficar à disposição das mães e pais, dentro do espaço que dá acesso à UTI e à UCI do Hospital Santa Cruz. A ideia brotou com uma certa urgência, pois as mães e seus bebês estavam ali. Conversei, troquei ideia, articulei e nasceu o Espaço Era Uma Vez, com todos os cuidados para a higienização dos livros. Hoje o Espaço Era Uma Vez completa 2 anos 🤩 Tenho certeza que o Asteróide B612 também está em festa!! 🥳









Nenhum comentário:

Postar um comentário