sexta-feira, 10 de março de 2017

UM ENIGMA PARA QUEBRAR O TABU NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


A página Quebrando o Tabu, do Facebook, publicou, horas antes de entrarmos no Dia Internacional da Mulher, um enigma que deixou um bocado de gente confusa, inclusive eu.
O enigma dizia: “Pai e filho sofrem um acidente terrível de carro. Alguém chama a ambulância, mas o pai não resiste e morre no local. O filho é socorrido e levado ao hospital às pressas. Ao chegar no hospital, a pessoa mais competente do centro cirúrgico vê o menino e diz: ‘Não posso operar este menino! Ele é meu filho!”.
Quem poderia ser essa pessoa, já que o pai do menino estava morto? Distintas possibilidades de respostas foram surgindo para o enigma - que o cirurgião seria o avô do garoto, ou quem sabe um padrasto. O que os leitores não se deram conta, no entanto, foi o mais evidente, que a pessoa mais competente do centro seria a mãe do garoto.
É interessante como a maioria das pessoas é levada a pensar automaticamente que quem ocuparia o cargo de cirurgião mais competente do hospital seria “evidentemente” uma figura masculina.
Penso que esse enigma tem muito a nos dizer sobre as reais conquistas femininas e o forte imaginário sobre o desempenho profissional feminino em algumas profissões.
O caminho é ainda longo, muito longo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário