terça-feira, 6 de dezembro de 2016

A LENDA DE SÃO NICOLAU - OU SERIA A LENDA DE PAPAI NOEL?!

Hoje é Dia de SÃO NICOLAU, Padroeiro de General Câmara, minha terra Natal. Você até pode achar que não conhece São Nicolau, mas é a partir da sua história que nasce uma das lendas mais forte das festas natalinas, a história do Papai Noel!
Em toda a Europa São Nicolau é conhecido como uma figura lendária que distribuía presentes na época do Natal. Originalmente, a festa de São Nicolau era celebrada na data de sua morte, com a entrega de presentes. Se a data já não é celebrada deste modo, a tradição de distribuir presentes na época no Natal prevaleceu, ficando associada ao dia de Natal (25 de dezembro) no calendário cristão.
São Nicolau faleceu a 6 de dezembro de 342 d.c. e seus restos mortais foram levados, em 1807, para a cidade de Bari, na Itália. É atualmente um dos santos mais populares entre os cristãos.
A imagem que temos ainda hoje do Papai Noel é a de um velhinho e simpático, de aspecto gorducho, barba branca, roupa vermelha, que conduz um trenó voador, puxado por renas mágicas e carregado de presentes. Conta a lenda que na véspera de Natal Papai Noel voa pelo céu para distribuir presentes às pessoas, especialmente às crianças que se comportaram bem durante o ano. Esta imagem, tal como hoje a vemos, teve origem num poema que Clement Clark More, um ministro episcopal, escreveu para suas filhas, intitulado de “Um relato da visita de S. Nicolau”.
Hoje em dia, na época do Natal, é costume as crianças, de vários lugares do mundo, escreverem cartas ao Papai Noel, onde falam de seus presentes preferidos. Nesta época, também se decora a árvore de Natal e se enfeita a casa com outras decorações natalinas, tudo para receber a visita do bom velhinho. Mas de São Nicolau, quase não se fala mais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário