sábado, 31 de outubro de 2015

UMA MEDALHA PARA FAZER PENSAR

Valesca Reis Santos vem sendo considerada a “grande pensadora contemporânea”. Sua relevância acadêmica é tamanha que após ser citada inúmeras vezes em várias redações do Enem, receberá a Medalha Mérito Pedro Ernesto, oferecida pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.  Você conhece Valesca Reis Santos?! Talvez a conheça pelo seu nome artístico, Valesca Popozuda. Não posso avaliar o seu talento como artista porque conheço pouco e não tenho afinidade com o funk. E não é porque não valorizo o que é feito no Brasil (muito pelo contrário), pois gosto menos ainda do funk norte americano. Acho que “ostentam” valores tortos. Não é esse mundo, nem esses valores que quero para meus filhos.
Artistas, acreditam muitos, não tem o dever de ocupar-se com questões éticas ou sociais, seu dever é distrair. Ocupem-se eles da estética e do entretenimento! - Pensam essas pessoas. Esse modo de pensar faz com que vivamos num mundo de pão e circo. Se é isso que a grande mídia faz pensar, como educadores, precisamos repensar o que de fato acreditamos, que futuro desejamos e qual será o nosso norte para nos aproximarmos dele.
Convivo com tantos artistas que respeito e admiro, pessoas que acreditam na arte e em seu poder transformador. A arte enquanto arte não tem uma função, mas o artista como cidadão tem responsabilidade sobre o seu trabalho (embora não possa responsabilizar-se com o que fazem com ele). A lógica do sucesso fácil, da ostentação, da estética corporal acima do talento, em nada colabora para que nossos jovens acreditem que vale a pena estudar, que vale a pena trabalhar, já que para ser “alguém” reconhecido, ou para ganhar dinheiro, nada disso é preciso.
Sempre que converso com professores afirmo (por que assim acredito) que a escola precisa ser o lugar da diversidade cultural. A escola não precisa reafirmar o que a grande mídia mostra, porque ela já se ocupa bastante disso. Nossos estudantes escutam os artistas que eles mostram, mas para poder analisar se aquilo é bom ou ruim, é preciso que conheçam algo diferente do que estão acostumados (e acomodados) a ver e ouvir. O professor hoje tem acesso à internet, pode pesquisar, pode oferecer outras possibilidades estéticas. Na música há um número imenso de artistas contemporâneos, de diferentes estilos, que podem habitar o espaço da escola, ampliando a dimensão do que é arte, das distintas formas de arte, da reflexão crítica a partir da arte.
Opiniões a parte, embora eu não tenha absolutamente nada contra a senhorita Valesca, essa condecoração precisa provocar, no mínimo, uma reflexão. Se ela foi promovida a “grande pensadora contemporânea” é porque algo não está sendo visto, é porque a nossa educação e nossa cultura estão usando antolhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário