quarta-feira, 2 de setembro de 2015

AYLAN: PORQUE O MUNDO PRECISA CONHECER TODAS AS HISTÓRIAS

A foto abaixo, feita pela agência de notícias turca Dogan, chocou o mundo nesta quarta-feira 2. Ela mostra um garoto sírio de três anos, Aylan, que morreu ao lado do irmão, Galip, de cinco anos, e da mãe, Rihan, ao tentar sair de Bodrum, no sul da Turquia, para a ilha grega de Kos. O pai, Abdullah, sobreviveu.
A família, parte dos 2 milhões de sírios que se refugiaram na Turquia desde 2011, tentava chegar à Europa em busca de uma vida melhor, mas a empreitada foi encerrada pelo afundamento do barco em que estavam. Sírios de Kobane, eles deixaram o país natal fugindo do Estado Islâmico.
O grupo extremista continua agindo no Iraque e na Síria, esta afundada em uma guerra civil que deixou mais de 300 mil mortos e 4 milhões de refugiados. Diversos países combatem o Estado Islâmico, mas sem lidar com o autoritarismo, o sectarismo, o desemprego, a pobreza, o analfabetismo e outros problemas que fazem vicejar o radicalismo religioso no Oriente Médio, a ideia por trás do Estado Islâmico não será destruída 
(Foto: Dogan / AFP)
Informações extraídas de Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário