segunda-feira, 1 de abril de 2013

DIA PARA CELEBRAR TODAS AS HISTÓRIAS

DIA PARA CELEBRAR TODAS AS HISTÓRIAS 
Dia desses encontrei uma das traduções mais bonitas do que seria um contador de histórias. Segundo Clarissa Pinkola Estés (1998), “a vida de um guardião de histórias é uma combinação de pesquisador, curandeiro, especialista em linguagem simbólica, narrador de histórias, inspirador, interlocutor de Deus e viajante do tempo”. Não é lindo isso?!!
Porque contar histórias? Porque ler é fundamental, mas ler com prazer é maravilhoso. Um contador de histórias busca o encantamento das palavras, busca encantar o outro pela palavra e sonha que ele se encante por elas.  Somos um país de poucos leitores e carente de leitura. Falo de leitura mesmo, aquela que lendo nos divertimos, aprendemos, crescemos. Aquela leitura que nos faz compartilhar afetos, estar junto com o outro para trocar ideias, histórias e até livros.
Embora possa parecer, essa não é uma tarefa tão fácil. Obrigar o filho a ler o livro da escola não é estimular a leitura. Obrigar as crianças a buscar um livro na biblioteca, sem orientá-las nas leituras apropriadas para sua potencialidade leitora, não é estimular a leitura. Estimular a leitura é brincar com as palavras, é ler junto, é inventar histórias, é ler na praça, é fazer deste um momento divertido, coletivo.
O Caio Riter (2009) diz que “passo importante para a formação de um leitor é ouvir histórias. Se possível, desde muito, muito cedo. Histórias contadas vão entrando na gente feito carinho, feito seiva em árvore que precisa crescer, desenvolver-se, a fim de dar flores, frutos, sombra. Leitores são árvores frutíferas. Familiares [e educadores] contadores de histórias são seiva que alimentam, que despertam o broto naquelas sementes carentes de tudo, que somos nós quando crianças”.
No dia 20 de março, nos cinco continentes, é celebrado o “Dia Mundial da Narração Oral” e também o dia daqueles que se dedicam a esta arte milenar.  Por esta razão, neste dia comemoramos também o “Dia Internacional do Contador de Histórias”. Não há um motivo exato que justifique a escolha da data, o que se sabe é que os primeiros registros vêm da Suécia, onde em 20 de março de 1991 foi celebrado o “Dia de todos os Contadores de Histórias”. O movimento foi tomando força com o passar dos anos e a lembrança da data foi se espalhando pelo mundo.
Outra justificativa seria o fato da data coincidir com o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul, pois este era um período considerado místico pelos povos antigos. O fato é que estima-se que hoje mais de 46 países comemoram esta data.
Segundo Celso Sisto (2010), “contar histórias aproxima, cria afeto, instaura o diálogo entre contador e ouvinte”. Isso já é motivo suficiente para amar essa arte que nos permite exercer o melhor do nosso ofício de sermos humanos. Fica o convite para que neste dia 20 de março, pais, avós, professores, bibliotecários, familiares, amigos, contem uma história, mesmo que bem curta, brinquem com trava línguas ou cantem uma cantiga de roda. Cada um celebrando na medida em que sua voz e seu sentimento alcançam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário