domingo, 16 de dezembro de 2012

PESCANDO NOVOS LEITORES

Há surpresas incríveis que a vida nos proporciona, não é mesmo?! Este ano o SESC me chamou para ministrar duas oficinas de contação de histórias, aqui em Santa Cruz do Sul. Uma das turmas me oportunizou grandes desafios e aprendizados novos até aquele momento, pois era uma turma de quatorze adolescentes integrantes do Projeto Pescar - Unidade Mercur*. 
Como ministrar uma oficina que havia sido pensada para educadores e mediadores de leitura, para jovens com pouca prática leitora?! O jeito foi construir com eles e oportunizando a eles práticas leitoras.
O resultado?!! Um encontro incrível que não se encerrou na oficina... Depois foram encontros na sala de aula, lá na Mercur, preparação dos jovens para que eles fizessem a divulgação da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul (um convite, para que jovens de escolas públicas, como eles, participassem da feira),  contação de histórias para eles durante a Feira do Livro e depois ... O convite para a formatura!!
Quanta alegria, que delícia fazer parte desse momento!! Não bastasse a alegria do reencontro, fui homenageada com palavras, presentes e sorrisos. Mas as palavras... Ah! As palavras...
 
Era uma vez...
"Em um mundo tão, tão pertinho, vivia uma senhora na qual suas roupas e seus all stars nos fazem entrar num mundo encantado. Em cada sorriso e olhar, uma nova história, onde agora o contador se torna personagem. E esse personagem nos ensina que nenhum dia é igual a outro, que momentos difíceis existem, mas podemos superar, e que você, Léla, nos mostrou que entre bruxas e dragões, existem fadas e duendes prontos para nos ajudar e que você será nossa eterna fadinha. Obrigada por tudo...”.
 
Não é uma lindeza??!!!
Que orgulho fazer parte dessa história!! 
 * O Projeto Pescar é uma iniciativa sem fins lucrativos, mantida por empresas, com a intensão de preparar jovens em situação de vulnerabilidade social para o exercício pleno da cidadania e para o mercado de trabalho (http://site.projetopescar.org.br)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário