terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

SÃO VALENTIM E OS NAMORADOS

Hoje um amigo acordou lembrando que dia 14 de fevereiro celebra-se o dia de São Valentim. Há exatos três anos eu estava voltando de Portugal. Lembro porque era dia de São Valentim e que no dia anterior a minha partida todos estavam se mobilizando para celebrar a data. É claro que fiquei curiosa porque as pessoas me contaram que no dia de São Valentim comemorava-se o dia dos namorados lá em Portugal. Contei que aqui no Brasil comemoramos em junho, no dia de Santo Antônio. Mas eles me contaram uma história que me emocionou. Disseram-me que São Valentim foi um bispo que lutou contra as ordens do imperador Claudio II, que havia proibido a celebração de casamentos durante as guerras, pois acreditava que os homens solteiros eram melhores combatentes que os casados. Valentim, contrariando as ordens do imperador, continuou a celebrar casamentos, mas foi descoberto, preso e condenado à morte. Na prisão, Valentim recebia muitas flores e bilhetes de jovens apaixonados. Enquanto esperava o cumprimento da sua sentença, Valentim se apaixonou pela filha cega de um carcereiro da prisão e casou-se com ela. A moça, por milagre, recuperou a visão. Antes de sua execução, escreveu uma mensagem de adeus à amada, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “de seu Valentim”. Por esta razão é que no dia em que celebra-se a morte de São Valentim, ainda hoje os namorados trocam cartões, flores e bombons.
Adorei a história, penso que esta sim era uma data bacana de ser celebrada por aqui. Mas sem apelos comerciais, só com cartões, flores e beijos, muitos beijos!!

2 comentários:

  1. Pois tá cara Lela,amei a história,obrigada por proporcionar-nos esse conhecimento.Beijos .Feliz
    Valentim uai!

    ResponderExcluir
  2. Menina do céu!
    Que coisa mais lindinha esta história, também não conhecia. Muito legal essa da gente viajar, conhecer novos ares e ver neles inscritos tantas histórias que nos encantam e nos afinizam ainda mais com a Vida. O outro não é tão estranho assim... Nada, nada de bicho-papão ou lobo mau.
    Conta mais!

    ResponderExcluir