quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Lição bacana do Caio Riter!!

Estou aqui, organizando as idéias e os recursos para o Workshop "A importância do conto nos processos de letramento", que farei em Porto Alegre no dia 24 de setembro. Entre as referências estão duas muito especiais - "Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias", da Regina Machado; e "A formação do leitor literário em casa e na escola", do Caio Riter. Muitas são as lições maravilhosas que estes dois autores nos ensinam. Uma delas eu aproveito para compartilhar:

















“Passo importante para a formação de um leitor é ouvir histórias. Se possível, desde muito, muito cedo. Histórias contadas vão entrando na gente feito carinho, feito seiva em árvore que precisa crescer, desenvolver-se, a fim de dar flores, frutos, sombra. Leitores são árvores frutíferas. Familiares (e educadores) contadores de histórias são seiva que alimentam, que despertam o broto naquelas sementes carentes de tudo, que somos nós quando crianças” (Caio Riter, 2009).
 

Um comentário:

  1. Olá Valéria!

    Que coisa mais linda!

    Lembrei-me assim de Paulo Freire: "Os textos, as palavras, as letras se encarnavam na cor das folhagens, na forma das folhas, no cheiro das flores, na casca dos frutos. Na tonalidade diferente de cores de um mesmo fruto em momentos distintos: o verde da manga-espada verde, o verde da manga-espada inchada; o amarelo esverdeado da mesma manga amadurecendo, as pintas negras da manga mais além de madura.... Foi nesse tempo, possivelmente, que eu, fazendo e vendo fazer, aprendi a significação da ação de amolegar".

    Nos intertextos da vida vamos reinventando a arte de contar história! E com as crianças ficamos sempre mais encantadas!

    Sucesso no Workshop! Conta pra gente depois!

    ResponderExcluir