terça-feira, 30 de junho de 2009

ANTIGAS CONTAÇÕES E PALHAÇADAS

A cerca de um mês participei de uma conversa com os alunos do Mestrado em Educação da UNISC sobre minha visita à Escola da Ponte. Como no meu diploma de graduação está escrito fisioterapeuta, há sempre uma curiosidade das pessoas sobre estes outros percursos pessoais, profissionais e acadêmicos. Afinal, o que uma fisioterapeuta fazia lá pela Escola da Ponte e antes disso, pelas Escolas de Infância de Reggio Emília?

Para minha alegria, uma querida amiga, que hoje é professora daquele Programa de Mestrado, disse ao grupo: "Conheci esta moça sendo uma palhacinha!!". Quando ela disse isso eu apenas sorri... Mas fiquei super feliz por ela ter sinalizado uma questão importante para mim e para suas alunas... que nosso diploma universitário não deve nos engessar. Ele diz apenas parte do todo que somos, mas não precisa, necessariamente, nos definir por inteiro, ou limitar nossa curiosidade e nossas experiências. É verdade, eu já era uma palhacinha contadora de histórias fazia um bocado de tempo...


Naqueles tempos, lá por 2001, eu participava como voluntária de um Projeto de Extensão Universitária que se chamava Profissionais da Alegria. Eu e mais algumas pessoinhas muito animadas, de diferentes formações ou em diferentes formações acadêmicas, assim... com pouca experiência, mas cheios de boa vontade, levávamos um pouquinho de alegria às crianças internadas em um hospital aqui de Santa cruz do Sul. Daqueles dias ficaram as saudades dos sorrisos encantados das crianças, de suas mães, da equipe de enfermagem e dos colegas de palhaçadas, que hoje não sei por onde andam... Mas ficaram também as lembranças e algumas certezas, uma delas: Sorrir contagia e faz bem à saúde!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário