Quando uma criança
pequena leva uma mordida de outra criança é possível que esta responda com
outra mordida. Quando deseja um brinquedo que está com outra criança, é
provável que ela vá lá e tome o brinquedo, que as duas briguem pelo objeto e
aquela que perder deverá chorar muito alto ou bater na que ficou com o
brinquedo. Isso dura o tempo da briga, logo depois elas já se juntam novamente
para uma nova brincadeira que interesse a ambas, até que nova desavença ocorra.
Crianças são seres
predominantemente emocionais. As áreas do cérebro que fazem acontecer o
pensamento racional estão lá, mas ainda tem poucas informações e não
estabeleceram as redes de conexão que irão fazer acontecer o pensamento
racional, analítico e linguístico. Os primeiros dois anos de vida da criança é
denominado por Jean Piaget como estágio sensoriomotor, uma vez que a criança
aprende nesse período, especialmente através de seus movimentos e dos sentidos,
dos cheiros, cores, toques, gostos e sons.
Acontece que o sistema
nervoso precisa “amadurecer” e não adianta querer forçar essa maturação, o ser
humano, assim como todos os seres vivos tem um ciclo de vida. Também somos sementes
que precisam germinar, crescer, florescer, frutificar. E até mesmo as frutas
levam um bom tempo para maturar e ficar no ponto de serem colhidas. E se a
fruta for boa, sua semente recomeçará todo o processo.
Na medida em que a
criança cresce e o cérebro vai “maturando”, espera-se que suas respostas sejam
progressivamente menos emocionais e instintivas, para se tornarem mais
racionais e ponderadas. Esperamos que as mordidas sejam substituídas por
argumentos e que os argumentos sejam cada vez melhor, conforme a criança vai
aprendendo com a vida, com os livros, com os outros humanos, em casa, na
escola, nos grupos de convivência.
Você tem observado
como são os argumentos dos adultos nesses tempos estranhos, especialmente nas
redes sociais, onde podem falar o que bem entendem sem medo de levar um soco? É
um festival de palavrões, xingamentos, ameaças, agressões verbais, até mesmo
por parte daqueles que se consideram grandes intelectuais.
Toda vez que vejo
uma resposta sem argumentação, feita apenas com gritos e palavras grosseiras,
penso que a pessoa está utilizando as mesmas estratégias das crianças pequenas,
que gritam e mordem quando não sabem como se defender. Mas a criança pequena
ainda tem muito que aprender, o adulto já deveria ter aprendido a viver em
sociedade, já deveria ter se tornado um ser racional.
Estes tempos
estranhos, defendido por gentes estranhas, que tentam desmantelar a educação,
desqualificar os professores, culpar as universidades por tudo que não
conseguem compreender, boicotar a cultura, tirar de nós tudo aquilo que nos
qualifica como humanos, se seguir pelo caminho do retrocesso, nos levará rapidinho
à Idade Média, em pouco tempo teremos uma sociedade de bárbaros cada vez mais
violentos e menos racionais, uma sociedade de valentões com cérebros de bebês.
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