Tão bom participar de um evento onde
podemos linguajear, onde podemos
exercitar a escuta e sermos acolhidos pela escuta e pelo olhar do outro. Foi
assim, hoje pela manhã, durante as apresentações orais no Grupo de Estudos Educação,
Neurociência e Complexidade,
coordenado pela querida Nize Pellanda, uma das atividades que integra o VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, dentro do II Fórum
Internacional em Educação, na Unisc.
O Grupo de Estudos Educação, Neurociência e Complexidade, pesquisa a emergência inseparável do
conhecer e do subjetivar-se numa perspectiva de complexidade. Neste sentido,
coloca como eixo os estudos das neurociências para fazer o rompimento com a
atitude metafísica que ainda permeia as práticas educativas destacando a
circularidade conhecer –viver, viver-conhecer e, portanto, mostrando o conhecer
como o “viver em ato” com todas as implicações ontogênicas, epistêmicas e
neurofisiológicas que isso significa.
As apresentações foram excelentes, uma
complementando a outra. Os diálogos, consequentemente, foram superinteressantes.
O sentimento foi de acolhimento e de pertencimento.
Eu falei sobre uma temática que tem mexido comigo, a “Leitura Compartilhada". Defendi
a ideia da leitura compartilhada como uma ação
para a formação do humano. Participaram comigo colegas incríveis, com pesquisas
e experiências muito bacanas.
"Leitura Compartilhada: uma ação para a formação do humano"
"A intervenção musical com bebês em
risco psíquico"
Aruna Noal Correa
"A intervenção musical com bebês em risco psíquico"
Aruna Noal Correa
"Autoria e educação poética na
pós-graduação"
Ana Cristina do Amaral Lovato
"Autoria e educação poética na pós-graduação"
Ana Cristina do Amaral Lovato
Uma delícia poder compartilhar as ideias!!
"Awop-bop-a-loo-wop-alop-bamboom":
Encontros entre História e Rock n' roll no Ensino Médio
Waldy Luiz Lau Filho
"Awop-bop-a-loo-wop-alop-bamboom":
Encontros entre História e Rock n' roll no Ensino Médio
Waldy Luiz Lau Filho
Os benefícios de atividades de leitura:
predição e conhecimentos prévios
predição e conhecimentos prévios
Róger Sullivan Faleiro
Os benefícios de atividades de leitura:
predição e conhecimentos prévios
predição e conhecimentos prévios
Róger Sullivan Faleiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário