terça-feira, 24 de setembro de 2013

BRINCAR E REABILITAR

Neuroreabilitação não é fácil. Pelo contrário, é infinitamente complexa e deliciosamente desafiadora. E se nos sentirmos desafiados mesmo, com o corpo inteirinho, será não apenas desafiadora, mas divertida também!! Falo isso para que meus estagiários e meus alunitchos nunca esqueçam das suas reais possibilidades, das possibilidades dos pacientes e do seu fazer terapêutico. E mais, sobre essa cena - que aconteceu a poucos meses na FisioUnisc -, posso afirmar que engatinhar junto, na neuropediatria, não é brincar, é fazer junto, é ser parceiro, é poder conversar olho no olho.

domingo, 22 de setembro de 2013

HOJE INICIA A PRIMAVERA ...
BOA PRIMAVERA A TODOS
CHEIA DE CHEIROS, DE CORES E AMORES
CHEIA MÚSICA, POESIA E ALEGRIA!!

 
"Quando entrar setembro...
E a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão
Onde a gente plantou
Juntos outra vez

Já sonhamos juntos
Semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz
No que falta sonhar

Já choramos muito
Muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar
Uma nova canção
Que venha nos trazer
Sol de primavera
Abre as janelas do meu peito
A lição sabemos de cor
Só nos resta aprender"

(Beto Guedes, Sol de primavera)

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

MUITAS FORMAS DE SER GAÚCHO

No dia 20 de setembro, aqui no Rio Grande do Sul, celebra-se o início da Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos. A Guerra, que iniciou em 1835 e durou 10 anos, baseava-se no conflito político entre imperiais e liberais, que propunham um modelo de estado com maior autonomia para as províncias. Grande crítica que se faz hoje é o modo romanceado como tratamos este triste episódio da nossa história. Ocorre também que para muitos parece que gaúcho de verdade precisa andar pilchado, falar com sotaque da fronteira e servir em alguns estereótipos. Neste sentido, faço minhas as palavras do Caio Riter, que hoje escreveu: "Sou gaúcho, mas não do tipo que cultua as tradições. Não vou a desfile, não me pilcho, não monto cavalo, nem acampo no Harmonia (aliás, o acampamento ser em PoA é bem estranho, afinal a Capital não se rendeu aos farrapos jamais, foi sempre monarquista). Sou gaúcho, tenho orgulho de sê-lo, não creio que para tal precise me uniformizar. Porém, também não vejo ...problema em quem o faça. Talvez, este orgulho que infla nosso peito merecesse se voltar para o ontem, para o hoje. Ver além do aparente. Tarefa difícil, sempre. A arte faz isso: nos dá olhos de ver".
Meu avô era patrão de CTG, mas eu gostava mesmo era do rock e da MPB que se fazia por aqui. Comecei a tomar chimarrão com 17 anos, depois viciei e também acho refrescante um "chimas" no verão. Sou uma gaúcha urbana mesmo, sigo curtindo a música mais urbana que se faz por aqui, não uso roupas típicas e não falo tchê, mas falo "Bah, tri legal"!! Não acho nenhuma guerra justa, não seria a dos Farrapos que haveria de ser. Mas também não me desgasto com o 20 de setembro, não me incomodo com os tradicionalistas, porque é muito estranho ver como algumas pessoas se incomodam com os tradicionalistas daqui, mas prezam as tradições de fora, sobretudo aquelas que cruzam oceanos

POESIA DE AMIGA

Poesia de amiga não é o nome da poesia, que até onde sei não tem nome (ainda). Mas a amiga  que escreveu a poesia tem, é a mineiríssima e amadíssima Beatriz Myrrha, que não precisa de diplomas para ser a lindeza que é...
 
"Não coleciono títulos. E nem desejo fazê-lo. 
Mas experiências sim. Encontros. Trocas. 
Eu me coleciono. E me troco com o eu outro que está em corpo alheio, diferente de mim. Álbum natural de figurinhas. Ele, eu e outras tantas andorinhas...".
 
 



domingo, 15 de setembro de 2013

26ª FEIRA DO LIVRO DE SANTA CRUZ DO SUL

De 6 a 15 de setembro de 2013 aconteceu a 26ª do Livro de Santa Cruz do Sul. Uma das propostas deste ano foi acolher  também os interesses do público adolescente. A programação ficou super interessante, uma das mais bacanas que já acompanhei. 

Em breve, mais imagens!!

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

MEUS AUTÓGRAFOS - MARINA COLASANTI

 
Autógrafo é uma palavra originária do grego que significava "escrito a punho pelo próprio autor".  Numa compreensão mais comum e moderna, os autógrafos são as assinaturas de pessoas célebres (no meu caso, de pessoas que são afetivamente muito queridas por mim) oferecidas como lembrança de um contato pessoal a admiradores (neste caso, eu).
Com os maravilhosos Affonso Romano Santanna e Marina Colasanti

Autógrafo de Marina Colasanti (2013)
(Para Léla, que dá sua bela voz a tantos contos, com um beijo.
Marina Colasanti)

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

FORMAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Hoje à tarde eu conversei com os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da 6ª Coordenadoria de Educação, sobre "A importância de contar histórias para crianças". 

Depois da minha fala foi a vez da minha querida amiga (e musa) Sandra Richter falar sobre o tema "Crianças na escola: tempos de viver as infâncias". Já ouvi a Sandra muitas vezes, mas a sua fala de hoje foi especial, inspiradora!!
O Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul estava lotado. 
Não bastasse os encontro de olhares, afetos e informações, pude também reencontrar amigas muito queridas, como a Martha, a Cata, a Alexandra e a Nani.